ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Projeto "Revelando Brasis" acontece em MS nos dias 7 e 8

Redação | 25/05/2009 20:53

O projeto "Revelando os Brasis", realizado pelo Instituto Marlin Azul e pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultural começou a realizar o circuito de exibições no dia 14 de maio. Nos dias 7 e 8 de junho o projeto chega a Mato Grosso do Sul.

Dentre os 40 escolhidos no País, está a Comunidade Furnas do Dionísio, de Jaraguari, com o documentário Dança do Engenho Novo. A primeira apresentação no Estado será dia 7 na Escola Estadual Zumbi dos Palmares, na Comunidade Furnas do Dionísio. No dia seguinte será em Campo Grande.

Através da iniciativa, o "Revelando Brasis" levará um pouco de cinema a 58 cidades brasileiras até o fim de junho. Três caminhões estão percorrendo 27,5 mil quilômetros levando a 40 cidades do interior e 18 Capitais os vídeos produzidos por moradores formados pelo projeto. Geralmente as exibições acontecem em praças, a não ser quando o tempo impede.

O projeto começa convidando moradores de cidades brasileiras com até 20 mil habitantes a contar uma história que gostariam de ver transformada em vídeo. Dessa vez, terceira edição do projeto, 712 inscrições foram recebidas e 40 selecionadas.

Os escolhidos participaram de um curso intensivo de produção audiovisual no Rio de Janeiro e tiveram a oportunidade de conviver com profissionais da área, que compartilham conhecimentos relacionados a roteiro, planos de produção, fotografia, som e edição. Depois, retornam para suas cidades, montaram suas equipes com moradores da própria cidade e produziram seus vídeos, com apoio de dois profissionais da área.

De acordo com Beatriz Lindenberg, do Instituto Marlin Azul, a idéia do projeto é repercutir o cinema em cidades pequenas, em que a maioria dos moradores nunca teve a oportunidade de ir a um cinema. Ela ainda conta que o dia da exibição costuma movimentar a cidade, sendo que em alguns lugares são realizadas festas.

Primeiro, é exibido o vídeo produzido pelo morador da cidade, que participa do evento e dá o seu depoimento. Depois, outras três produções da região são exibidas. O projeto ainda abre espaço para outras manifestações artísticas e folclóricas do lugar.

O "Revelando os Brasis" tem patrocínio da Petrobras e parceria do Canal Futura.

Nos siga no Google Notícias