A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 20 de Julho de 2018

07/03/2017 20:56

Alunos da UCDB montam carro e participam de competição em SP nesta semana

Nyelder Rodrigues
Alunos da UCDB entram na disputa a partir de quinta (Foto: Reprodução)Alunos da UCDB entram na disputa a partir de quinta (Foto: Reprodução)

Um carro montado por estudantes da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) vai disputar em São José dos Campos (SP) a 23ª edição da Baja SAE Brasil, competição nacional que acontecerá entre a próxima quinta-feira (9) e domingo (12).

A equipe, chamada Javalis Baja UCDB, é integrada por alunos dos cursos de engenharia Mecânica, Elétrica e Controle e Automação da universidade. Ao todo, 23 pessoas fazem parte do projeto, chamado Fórmula Baja.

"Além de toda a parte estudada em sala de aula, [os alunos] aprendem a trabalhar em equipe, cumprindo metas e prazos como em uma empresa real", frisa o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Fernando Montanare sobre como a competição auxiliar na formação profissional e pessoal dos acadêmicos.

A Javalis Baja UCDB vem trabalhando há um ano e meio no projeto para participar pela primeira vez da competição, desde a concepção do projeto e construção do carro, sob orientação dos professores, que são responsáveis pela administração da equipe, parte técnica e viabilidade econômica do projeto.

O carro estará concluído na próxima semana e segue no dia 8 de março para São José dos Campos. Dentre os desafios do Baja SAE Brasil estão duas avaliações. Uma delas é a estática, que leva em conta o desenvolvimento do projeto e a questão de segurança do piloto que vai conduzir o carro durante o torneio.

Já a outra é a dinâmica, que avalia a aceleração do carro, a manobrabilidade, rampa e inclui o enduro – prova de quatro horas enfrentando muita lama. O conjunto de notas vai definir os três primeiros colocados, que ficam automaticamente inscritos para representar o Brasil na etapa mundial, que será realizada de 25 a 28 de maio, em Pittsburgh (EUA).

Conforme o regulamento, os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pilotos com até 1,90 m de altura, pesando até 113,4 kg. Ao todo, 88 competidores participam no Brasil.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions