ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Esportes

Após 15 anos, Estadual pode ter decisão só de times da Capital

Cene e Comercial disputaram o título em 2002. O Operário já está na decisão e aguarda o segundo jogo entre Corumbaense e Novo

Gabriel Neris | 26/03/2018 18:40
Jogadores do Operário celebram classificação para a final do Estadual (Foto: Franz Mendes)
Jogadores do Operário celebram classificação para a final do Estadual (Foto: Franz Mendes)

O Campeonato Estadual não tem uma final campo-grandense há 15 anos. O tabu de finais com a presença de ao menos um time do interior na decisão pode ser quebrado na próxima quarta-feira (28), caso o Novo derrote o Corumbaense pela semifinal. A partida está marcada para às 20h45 no estádio Arthur Marinho, em Corumbá – a 419 km de Campo Grande.

O Galo avançou para a final no domingo, em Dourados. Mesmo jogando pelo empate, o time da Capital superou o Sete de Setembro e também encerrou um jejum particular de 20 anos sem chegar a uma final de Estadual. O período é o mesmo para a conquista de títulos. A última vez que o Galo levantou o caneco foi em 1997. Foi o 10º título do clube que tem mais conquistas no Estado.

A última final envolvendo apenas clubes de Campo Grande aconteceu em 2002, quando Cene e Comercial disputaram a final em dois jogos no Morenão. O Cene venceu os dois confrontos, por 3 a 1 e 4 a 3, terminando com o título. Este também o primeiro dos seis títulos conquistados pelo então Furacão Amarelo.

Em 2005, o Cene foi campeão do Estadual e teve como vice o Operário. Porém, naquele ano o sistema de disputa aplicado era de pontos corridos.

Cene e Comercial decidiram o título de 2002 no Morenão (Foto: TV Morena/Reprodução)
Cene e Comercial decidiram o título de 2002 no Morenão (Foto: TV Morena/Reprodução)

Este também é o 6º ano consecutivo que Campo Grande tem um representante na decisão. A última final realizada apenas com equipes do interior aconteceu em 2012, quando o Águia Negra foi campeão sobre o Naviraiense. Desde então Cene (duas vezes), Comercial (duas vezes) e Novo estiveram na final.

O Novo ainda busca seu primeiro título na Série A. Novo e Corumbaense estão reeditando a final do ano passado, que terminou com título do Carijó da Avenida, o primeiro depois de 33 anos sem título. O clube foi campeão em 1984 e 2017. O torcedor de Corumbá se apegará ao histórico, caso avance para a final. O clube nunca foi vice-campeão estadual.

No jogo de ida, no Morenão, Novo e Corumbaense terminaram empatados por 1 a 1. O Corumbaense precisa de apenas um empate para chegar a decisão. Já o time campo-grandense precisa de uma vitória simples para avançar.

A vitória do Operário foi construída com gols de Luis Miguel e Fernandinho. “Agora estamos na final e vamos em busca do título, que é muito importante para esta nação”, destacou Luis Miguel. “É um privilégio fazer parte desse grupo, poder estar dentro de um jogo como esse. O propósito era fazer história, o gol coroa toda a nossa equipe”, destacou Fernandinho

Independente o adversário, o Operário disputará o segundo jogo no estádio Morenão e com a vantagem de dois resultados iguais para ser campeão por ter feito melhor campanha que Novo e Corumbaense.

Nos siga no Google Notícias