ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Esportes

Árbitro realiza feito e é o primeiro do MS a entrar no quadro da FIFA

Thiago de Souza | 15/12/2015 19:10
Eduardo Gonçalves (centro)  no jogo entre São Paulo e Figueirense. (Foto: Arquivo pessoal)
Eduardo Gonçalves (centro) no jogo entre São Paulo e Figueirense. (Foto: Arquivo pessoal)

O árbitro Eduardo Gonçalves, 30 anos, é o primeiro sul-mato-grossense a integrar o quadro de arbitragem da FIFA (Federação Internacional de Futebol). Após 13 anos de trabalho, ele chega ao mais alto patamar da arbitragem mundial e já pode atuar em partidas internacionais como as Eliminatórias para a Copa do Mundo.

Formado em engenharia elétrica e civil, Eduardo comemorou a notícia e disse que todos os familiares e amigos ficaram felizes. “Dedico essa conquista a várias pessoas que trabalharam comigo desde de lá de trás”, comentou. O árbitro já participou de um curso na Uefa (União Europeia de Futebol) realizado em Nyon, na Suiça e apitou 32 partidas pelo Campeonato Brasileiro.

Eduardo não ainda uma data definida para estrear, pois aguarda as escalas da federação. Ele sabe da importância de apitar um partida internacional. “Vai ser uma responsabilidade muito grande. O objetivo agora é permanecer no quadro da FIFA com boas atuações”, declarou Gonçalves.

Entre as diversas partidas onde atuou, Gonçalves destaca a final da Copa Verde entre Remo e Cuiabá, e outras pelo Campeonato Brasileiro como Atlético Mineiro e Palmeiras e São Paulo e Figueirense. Também destacou a partida entre Corinthians e Goiás, na Arena Corinthians, no dia 15 de outubro.

Em 2016, o árbitro vai apitar os jogos do Campeonato Estadual e os jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol.

O presidente da Comissão de Arbitragem da FFMS, Manoel Paixão comemorou a entrada do árbitro ao quadro da Fifa e disse que o feito simboliza o trabalho realizado pela federação. “Foi um dos melhores anos nosso. Foi algo para coroar o ano”, destacou o dirigente.

Ainda segundo Paixão, há outros árbitros promissores em Mato Grosso do Sul como Renan Insabraldi e Augusto Ortega.

Nos siga no Google Notícias