A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 19 de Junho de 2018

12/12/2016 14:10

Atleta de MS relata desafio de correr prova de 16 km com trilhas

Amanda Bogo
Israel posa para foto ao fim da prova (Foto: Gabi Bertin)Israel posa para foto ao fim da prova (Foto: Gabi Bertin)

"Meu maior desafio foi ter concluído uma prova fora do Estado neste nível Altíssimo". Assim o atleta Israel Espíndola, 39 anos, resumiu sua experiência ao participar, no fim de semana, do Run Ride Ultra Trail, prova de ultramaratona realizada em Botucatu (SP). O evento tinha trajetos de 70 km e 5km, além dos 16 km que o jornalista correu.

"Estava me preparando para uma meia maratona em asfalto, que seria em Brasília, mas não fui. Então resolvi encarar essa prova, e digo que foram os 16 km mais pesados da minha vida", explicou Israel sobre a decisão de participar do evento. Ao lado dele, 12 amigos do Estado foram até o interior paulista e competiram em outras provas.

A largada foi marcada por chuva. Durante o caminho de estrada de terra haviam riachos, subidas, descidas, "mata-burro" e montanhas. "Na primeira montanha, novamente uma subida com muita lama e uma fila interminável de corredores. Resolvi meter o modo louco, baixei a cabeça e subi, pelo mato, espinho e morro acima!", detalhou. O quilômetro seis foi alcançado com 53 minutos de percurso.

Entre a lama que deixava o percurso, de subidas e descidas, mais pesado, o cansaço começava a atrapalhar o corredor. "Vi o último ponto de hidratação que sinalizava o final do percurso, restavam apenas quatro quilômetros de descida. Eu não tinha pernas. Com tênis enchardado, embarrado e pesava muito, o que sobrou foi apenas a moral. Foi nela que me agarrei para terminar", afirmou.

Israel encerrou o percurso em 2h31min10seg. ""Isso mostra que a prova foi muito, mas muito árdua e difícil" Os planos eram para duas horas e cinco ou duas horas cravados". A lição tirada do desafio? "A máquina humana é capaz de prodígio! Basta querer!", finalizou.

Medalha conquistada após terminar a prova (Foto: Israel Espíndola)Medalha conquistada após terminar a prova (Foto: Israel Espíndola)


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions