Atletas de MS conquistam 35 medalhas e 6º lugar geral nos Jogos da Juventude
Delegação estadual composta por 215 participantes disputou a competição encerrada nesta quinta-feira (25)

Conquistando 35 medalhas, a delegação sul-mato-grossense encerrou a sua participação nos Jogos da Juventude 2025 no 6º lugar do quadro geral de medalhas da competição.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A delegação de Mato Grosso do Sul encerrou sua participação nos Jogos da Juventude 2025 em 6º lugar no quadro geral de medalhas, com um total de 35 conquistas. Desse montante, 11 foram de ouro, 8 de prata e 16 de bronze. O nadador Bento Gobetti Geleilate se destacou com quatro medalhas, incluindo dois ouros. A natação foi a modalidade mais premiada, com sete medalhas, seguida pelo judô, que somou cinco. Equipes de handebol, vôlei e badminton também contribuíram para o sucesso do estado. A ginástica rítmica teve destaque com Ana Júlia Borges Nantes, que conquistou prata e bronze. A delegação, representando 23 municípios, foi organizada pelo Governo de Mato Grosso do Sul.
Os jogos disputados na capital federal teve a participação de 215 atletas na delegação Estadual, o destaque de MS foi o nadador Bento Gobetti Geleilate, que conquistou quatro medalhas na competição, sendo duas de ouro (nos 200 e 100m costas) uma de prata (50m costas) e de bronze (Revezamento Masculino).
- Leia Também
- Invicto, time de SC conquista Taça Brasil Sub-14 de futsal em Campo Grande
- Estudantes recebem bênção e kits antes de representar MS nos Jogos da Juventude
A natação foi a modalidade que mais garantiu medalhas para o Mato Grosso do Sul nos Jogos da Juventude, ao todo foram 7 conquistadas (três medalhas de ouro, duas de prata e bronze). Destaque para a conquista do terceiro lugar da equipe de revezamento masculino composta pelos atletas: Bento Gobetti, Daniel Coelho, Lucas de Souza e Pedro Paulo Riça.
O judô também se destacou, somando cinco medalhas ao quadro geral.
Ao todo das 35 medalhas conquistadas pela delegação do Mato Grosso do Sul na competição, 11 foram de ouro, 8 de prata e 16 de bronze.
Nas modalidades por equipes, a equipe feminina de handebol conquistou o ouro na 3ª divisão e a masculina ficou com o bronze na 2ª divisão.
O vôlei feminino conquistou a prata na 2ª divisão, o que garante acesso a 1ª divisão da competição em 2026.
A dupla Anthony Falcão e Paulo André garantiu o ouro da 2ª divisão por duplas no badminton.
Após a vitória, Anthony, de 16 anos, contou como foi a rotina intensa de treinos que o levou até a medalha. "A minha rotina de treinos é bem puxada, eu estudo de manhã cedo até meio-dia, saio da escola, passo em casa, aí eu começo a treinar as partidas às três horas da tarde. Eu treinei muito, então já imaginava que iríamos conseguir ganhar a medalha.”
Na ginástica rítmica (2ª divisão), a atleta Ana Júlia Borges Nantes, de 13 anos, também foi um dos grandes destaques.
Ela conquistou a medalha de prata nos aparelhos maças e bola, o bronze no individual geral e ainda recebeu o prêmio de melhor artístico.
Ana Júlia contou sobre os resultados alcançados: “Foram muitos treinos intensos e treinei bastante para tentar uma boa colocação. Meu objetivo era obter uma melhor colocação em relação ao ano passado, quando ganhei uma medalha de bronze nas finais do aparelho maças. Os resultados foram melhores do que eu imaginava”, concluiu.
A delegação sul-mato-grossense representou nos Jogos da Juventude 23 municípios do estado e é organizada e coordenada pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).
A competição na capital federal foi promovida pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil).
Confira o quadro geral de medalhas do Mato Grosso do Sul na competição:
Natação
- Ouro – Bento Gobetti Geleilate – 100m costas
- Ouro – Bento Gobetti Geleilate – 200m costas
- Prata – Bento Gobetti Geleilate – 50m costas
- Ouro – Daniel Coelho de Campos – 50m peito
- Bronze – Daniel Coelho de Campos – 100m peito
- Prata – Lucas de Souza – 200m borboleta
- Bronze – Revezamento Masculino
- 4×100 4 estilos - Bento Gobetti, Daniel Coelho, Lucas de Souza e Pedro Paulo Riça
Tênis de Mesa
- Bronze – Individual Masculino: Heitor Souza Rieff
- Ouro – Dupla Mista: Heitor Souza Rieff e Valentina Nabhan Saravi
- Bronze – Equipes Masculino: Heitor Souza Rieff e Leonardo Hitoshi Kurokawa
- Bronze – Equipes Feminino: Valentina Nabhan Saravi e Lavinia da Silva Miyata
Atletismo
- Ouro – Kevin Tobías Agüero – 400m rasos
- Prata – Paulo Henrique Marques – Salto em altura
- Bronze – Max Alves – 800m
Ciclismo
- Ouro – Pedro Lucas Dourado – prova de resistência
Wrestling
- Bronze – Greco Romana (-65kg): Ryan Samuel da Silva Brandão
Águas Abertas
- Bronze – Revezamento Misto: João Pedro Klain Miranda / Sarah Lia Loureiro
Basquete feminino
- 1ª divisão - Bronze
Futsal feminino
- 2ª divisão - Ouro
Vôlei de praia masculino
- 1ª divisão - Ouro
Judô
- Ouro – Anna Clara (-40kg feminino)
- Bronze – Maria Miziara (-48kg feminino)
- Bronze – Maria Lira (-52kg feminino)
- Bronze – André Dodero (-60kg masculino)
- Bronze – Vitor Cabreira (+90kg masculino)
Badminton (2ª divisão)
- Simples Feminino - Prata – Eloyse Duarte
- Dupla Feminina - Prata – Eloyse Duarte e Lauriane
- Simples Masculino - Bronze – Paulo André
- Dupla Masculina - Ouro – Paulo André e Anthony
Ginástica Rítmica (2ª divisão)
- Individual Geral - Bronze – Ana Júlia Nantes
- Bola - Prata – Ana Júlia Nantes
- Maças -Prata – Ana Júlia Nantes
Vôlei Feminino
- Prata – 2ª divisão (acesso para 1ª)
Handebol
- Ouro – Feminino (3ª divisão)
- Bronze – Masculino (2ª divisão)
Confira a galeria de imagens: