ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SEXTA  05    CAMPO GRANDE 23º

Esportes

Jogos da Juventude terão 215 representantes de MS em Brasília

Mais de 5 mil jovens de todas as regiões disputarão medalhas em 20 modalidades

Por Gabriel Neris | 05/09/2025 08:09
Jogos da Juventude terão 215 representantes de MS em Brasília
Jogadores de MS, de camiseta amarela, durante partida de vôlei de praia (Foto: Grazie Batista/COB)

Entre os dias 10 e 25 de setembro, Brasília será palco dos Jogos da Juventude 2025, o maior evento multiesportivo estudantil do país para atletas de 15 a 17 anos. Mais de 5 mil jovens de todas as regiões disputarão medalhas em 20 modalidades. Mato Grosso do Sul participará com delegação de mais de 215 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes, representando 23 municípios.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Mato Grosso do Sul enviará 215 representantes para os Jogos da Juventude 2025, que acontecerão em Brasília entre 10 e 25 de setembro. A delegação sul-mato-grossense, composta por atletas, técnicos e dirigentes de 23 municípios, participará de 18 das 20 modalidades em disputa.O evento, considerado o maior multiesportivo estudantil do país para jovens de 15 a 17 anos, reunirá mais de 5 mil atletas de todas as regiões brasileiras. As competições serão divididas em três blocos, com destaque para o retorno do futsal à programação oficial. O Centro Internacional de Convenções do Brasil sediará nove modalidades e servirá como principal estrutura do evento.

Além da disputa por resultados, o evento tem como objetivos fomentar a prática esportiva entre jovens, revelar talentos e promover integração sociocultural em todo o país. A cerimônia de abertura está marcada para 10 de setembro, às 18h, no CICB (Centro Internacional de Convenções do Brasil).

Mato Grosso do Sul disputará 18 modalidades, divididas em três blocos. O primeiro começa em 9 de setembro, com provas de atletismo, ciclismo, ginástica artística, natação, tiro com arco e tênis de mesa. No dia 14, entram em ação os atletas de águas abertas, triatlo, wrestling, basquete, futsal e vôlei de praia. O último bloco terá início em 20 de setembro, com badminton, ginástica rítmica, judô, taekwondo, handebol e vôlei.

Segundo o diretor-presidente da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), Paulo Ricardo Nuñez, os Jogos fortalecem a formação esportiva. “Eles funcionam como espaço de troca de experiências e desenvolvimento, onde os atletas competem em alto nível e ampliam suas habilidades”, afirmou. Para a chefe da delegação, Karina Quaini, a vivência vai além da técnica. “É uma oportunidade única na trajetória de cada estudante-atleta, pois amplia o aprendizado e fortalece a confiança de cada um”, destacou.

O CICB concentrará grande parte do evento, sediando nove modalidades, o comitê organizador, o centro de convivência e o restaurante dos atletas. Reconhecidos como porta de entrada para talentos olímpicos, os Jogos já revelaram diversos nomes do esporte brasileiro. Entre os embaixadores desta edição estão Luisa Baptista (triatlo), Rosângela Santos (atletismo), Bruninho (vôlei), Ketleyn Quadros (judô), Duda Amorim (handebol), Janeth Arcain (basquete), Giullia Penalber (wrestling), Guilherme Toldo (esgrima), Ágatha Rippel (vôlei de praia), Luccas Abreu (tiro com arco) e Fabiana Silva (badminton).

Um dos destaques da edição de 2025 é o retorno do futsal, tradicional modalidade que volta a integrar a programação oficial dos Jogos da Juventude.