A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2018

26/12/2016 10:45

Atletas de MS foram destaque em ano de jogos olímpicos no Brasil

Amanda Bogo
Paratletas do futebol de 7 posam com a medalha de bronze no saguão do Aeroporto Internacional (Foto: Amanda Bogo)Paratletas do futebol de 7 posam com a medalha de bronze no saguão do Aeroporto Internacional (Foto: Amanda Bogo)
Campo-grandense Rafael Silva, o Baby, conquistou o bronze na categoria peso-pesado (Foto: Reprodução/ Facebook)Campo-grandense Rafael Silva, o Baby, conquistou o bronze na categoria peso-pesado (Foto: Reprodução/ Facebook)

O principal evento esportivo de 2016 foram os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, disputados entre agosto e setembro na capital carioca. Atletas e paratletas levaram o nome de Mato Grosso do Sul para a disputa e o mundo ao subir ao pódio da competição.

Bronze Olímpico - A segunda medalha do Brasil nas Olimpíadas veio com o judoca Rafael Silva, o Baby. O campo-grandense ficou com o bronze na categoria peso-pesado ao derrotar Abdullo Tangriev, do Uzbequistão. Ele foi o único sul-mato-grossense a subir ao pódio nas Olimpíadas.

Ricardo ficou com a medalha de ouro ao fazer o salto de 6.52m (Foto: Reprodução/CPBO Twitter)Ricardo ficou com a medalha de ouro ao fazer o salto de 6.52m (Foto: Reprodução/CPBO Twitter)
Silvânia mostrando a medalha de ouro conquistada nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 (Foto: Reprodução/ Facebook)Silvânia mostrando a medalha de ouro conquistada nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 (Foto: Reprodução/ Facebook)

Paralimpíada - O destaque ficou por conta da participação dos paratletas de MS. O Estado ficou em 3º lugar no ranking das unidades da federação com maior número de vitórias. Dos 14 paratletas do Estado chamados, nove venceram.

A primeira medalha do Brasil foi de ouro e conquistada pelo três-lagoense Ricardo Costa. Ele venceu no salto em distância para cegos ao atingir a marca de 6.52m. O atletista não foi o único da família a conseguir o primeiro lugar.

A irmã e detentora do recorde mundial, Silvania Costa, venceu no salto em distância da classe T11. Em sua última tentativa, ela obteve a marca de 4,98m.

Futebol de 7 sul-mato-grossense - A delegação do futebol de 7 brasileira foi composta por 18 jogadores. Deste, oito paratletas são de Campo Grande: Marcos dos Santos Ferreira (capitão do time), Fabrizio Arlindo Nascimento de Oliveira, Gilvano Diniz da Silva, Hudson Hyure do Carmo Januario, Igor Romero Rocha, Leandro Gonçalves do Amaral, Maycon Ferreira de Almeidae e Wesley Martins de Souza.

Pela representatividade do Estado na modalidade, o bronze teve um gostinho especial para os sul-mato-grossenses. 

Na primeira fase, o Brasil empatou em 1 a 1 com a Grã Bretanha, goleou a Irlanda por 7 a 1 e perdeu para a Ucrânia por 2 a 1. Os brasileiros foram derrotados pelo Irã por 5 a 0 na primeira etapa da semifinal, porém venceram a Holanda por 3 a 1 no segundo jogo e garantiram o pódio.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions