ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  12    CAMPO GRANDE 29º

Esportes

Atlético Mineiro anuncia a saída de Cuca em comum acordo

Treinador deixa o clube após temporada frustrante, ele já havia manifestado o interesse em sair

Marcos Tenório | 14/11/2022 21:48
Treinador em sua última partida da temporada no clube mineiro. (Foto: Atlético-MG)
Treinador em sua última partida da temporada no clube mineiro. (Foto: Atlético-MG)

Atlético-MG anunciou na noite desta segunda-feira (14) que chegou a um acordo com Cuca para a saída do treinador para a temporada 2023. O fraco desempenho do clube mineiro na temporada frustrou torcida e direção, que mesmo com o retorno do treinador no segundo semestre, não surtiu efeito.

Apesar de ter terminado o Campeonato Brasileiro em sétimo com 58 pontos e conquistado uma vaga na Libertadores, o Atlético Mineiro terá de passar por duas etapas prévias para chegar à fase de grupos da competição.

Em 2021, após as conquistas da Copa do Brasil e do Brasileirão em 2021, Cuca decidiu deixar o Atlético-MG para se dedicar mais à família. Então, o Galo contratou o argentino Antonio 'Turco' Mohamed, mas o treinador não caiu nas graças da torcida.

Em julho, Cuca foi "convocado" a reassumir o comando técnico do Atlético-MG mirando uma classificação para as semifinais da Libertadores. Diante do Palmeiras, mesmo com dois jogadores a mais na partida decisiva, o time mineiro fracassou e acabou caindo nos pênaltis.

A esperança por uma melhora no Brasileirão não se confirmou. Com grandes nomes, como Hulk, Guilherme Arana e Nacho Fernández, vivendo má fase técnica e convivendo com lesões, o Atlético-MG teve de lutar até a última rodada por uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores. E com a vitória, por 1 a 0, sobre o Corinthians, neste domingo (13), na Neo Química Arena o time mineiro vai disputar a pré-Libertadores em 2023.

O Atlético-MG concluiu o Brasileirão na modesta sétima colocação, com 58 pontos. A direção pretende reforçar o elenco para 2023 e encontrar um bom nome para o comando mirando principalmente a inauguração de sua nova arena. A previsão é de que o primeiro jogo por lá aconteça em maio.

Nota na integra - Em comum acordo, Atlético e Cuca decidiram pela não continuidade do trabalho do treinador no Clube. Em sua terceira passagem pelo Galo, Cuca deixa o time classificado para a Copa Libertadores da América de 2023.

O Galo agradece o empenho e o profissionalismo de Cuca e seus auxiliares, Cuquinha e Eudes Pedro; e deseja a eles sucesso na sequência de suas carreiras. 

Ídolo da Massa e técnico mais vencedor da história do Galo, Cuca esteve à frente do time alvinegro em grandes conquistas como o Triplete Alvinegro de 2021 (Brasileirão, Copa do Brasil e Mineiro) e a Libertadores de 2013, além dos Estaduais de 2012 e 2013, totalizando seis títulos pelo Clube. 

Na vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians, no último domingo (13), em São Paulo, Cuca tornou-se o treinador que mais dirigiu o Galo em jogos de Campeonato Brasileiro, com 154 partidas, ultrapassando o saudoso Telê Santana, campeão brasileiro pelo Atlético em 1971. 

Somando as três passagens de Cuca pelo Atlético (2012/13, 2021 e 2022), foram 244 jogos, 134 vitórias, 55 empates e 55 derrotas, aproveitamento de 62,4%. Nos 20 jogos de 2022, foram sete vitórias, seis empates e sete derrotas, 20 gols a favor e 19 contra. 

“Amo esse Clube e agradeço de coração à toda Massa Atleticana”, disse Cuca. 

Nos siga no Google Notícias