ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  05    CAMPO GRANDE 25º

Esportes

Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas começa nesta quarta com 4 jogos

As quatro equipes que chegarem às semifinais garantem o acesso à 2ª divisão

Liana Feitosa | 07/06/2022 16:09
Equipe All Star Rodas, de Belém (PA). (Foto: Divulgaçãp / Fundesporte)
Equipe All Star Rodas, de Belém (PA). (Foto: Divulgaçãp / Fundesporte)

A categoria masculina do Campeonato Brasileiro de Basquetebol em Cadeira de Rodas masculino - 3ª divisão, sediado em Campo Grande, terá seu primeiro dia de disputas nesta quarta-feira (8), com quatro jogos. As disputas acontecem no Guanandizão, o Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis, a partir das 8h, com entrada gratuita. A cerimônia de abertura acontece no mesmo dia, às 20h, e às 21h, tem jogo.

“Campeonatos nacionais sempre trazem muita animação para nós, envolvidos com esporte. Ainda mais quando são realizados em nosso próprio Estado, proporcionando a oportunidade de a população torcer pela equipe em casa. Esperamos grandes partidas no Guanandizão”, destaca Silvio Lobo Filho, diretor-presidente da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul).

“Estamos com a expectativa altíssima. Treinamos bastante, e vamos viver esse sonho de jogar um campeonato de nível nacional em casa”, conta a técnica Belquice Falcão, uma das precursoras da modalidade paralímpica no Estado, treinadora da Assiped (Associação Supera Sidrolandense de Pessoa com Deficiência)/Pantanal Sobre Rodas. A equipe treina regularmente no Centro Poliesportivo Mamede Assem José, o popular poliesportivo da Vila Almeida.

A competição volta a Mato Grosso do Sul após mais de uma década e as quatro equipes que chegarem às semifinais garantem o acesso à 2ª divisão.

Entre os competidores visitantes está Joaquim Ribeiro, armador do Gaadin (SP), que visita a capital sul-mato-grossense pela primeira vez. “Pelo pouco que vi, gostei bastante da cidade, pessoal muito atencioso e organização excelente do evento. Viemos focados e treinamos bastante para buscar o título”, pontua. Ele já integrou a seleção brasileira e disputa a primeira competição pelo time de Indaiatuba (SP).

O paratleta tem 33 anos e aos 20 sofreu um acidente de trabalho. Logo depois, conheceu o basquetebol em cadeira de rodas. “São 13 anos em uma cadeira de rodas e foi no basquete que me identifiquei, sendo convocado para a seleção sub-20 logo no início da minha carreira”, conta. “É um esporte em que a gente se ajuda, encontramos motivação um no outro e criamos um laço muito grande de amizade”, compartilha Joaquim.

Participam da competição os seguintes times:

  • Assiped (Associação Supera Sidrolandense de Pessoa com Deficiência) / Pantanal Sobre Rodas (MS)

  • AAPD-PB (Associação Atlética das Pessoas com Deficiência da Paraíba)

  • All Star Rodas Belém (PA)

  • Gaadin-SP (Grupo de Ajuda dos Amigos Deficientes de Indaiatuba)

  • Adfap-AP (Associação dos Deficientes Físicos do Amapá)

  • ADD/SG (Associação Desportiva dos Deficientes Físicos de São Gonçalo)/Navebrás/Nova Escola (RJ)

  • Brasília Raptors Basquete (DF)

  • Leões/Smej (Secretaria Municipal de Esporte e Juventude)/Castro (PR).

Confira neste link a tabela de jogos do campeonato.

Nos siga no Google Notícias