Capital recebe 510 atletas para o Campeonato Brasileiro de Karatê
Campo Grande foi escolhida para receber o Campeonato Brasileiro de Karatê, que teve início na noite desta sexta-feira, no ginásio do Rádio Clube Campo. Ao todo, 510 atletas do Mato Grosso do Sul, Acre, Mato Grosso, Paraná e Rondônia, irão disputar a 1ª etapa da competição, na Capital.
De acordo com o técnico da seleção brasileira de karatê de MS, Arani F. de Jesus, o Estado bateu o recorde no número de medalhas conquistadas em toda a história da competição nacional. Ele comenta que os 255 atletas de MS não querem perder esse título e irão se esforçar para trazer mais troféus para a casa.
- Leia Também
- Prefeito da Capital participa hoje da abertura de campeonato de karatê
- Karatê do Rádio Clube conquista dois títulos na disputa em MG
“Eles treinaram durante dois meses, em todos os finais de semana, aqui mesmo no Rádio Clube Campo, não foi fácil. Os competidores estão preparados e tenho certeza que não irão dar chance para os adversários”, destacou Arani.
Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Karatê, Luiz Carlos Cardozo do Nascimento, os atletas não podem competir pensando somente na vitória, e sim na participação. Ele afirma que o karatê não é somente uma modalidade, mas um esporte educacional. “Desta forma o jovem se sente mais motivado para os estudos e para alcançar seus objetivos na vida. O karatê serve para eles como uma educação”, salientou.
Jhonatan Hideyuki Medradro, 17 anos, é a aposta da equipe sul-mato-grossense para garantir o título neste ano. O atleta foi campeão brasileiro no ano passado e vice-campeão por três anos consecutivos. Além disso, já ganhou oito vezes o Campeonato Estadual de Karatê.
O lutador que pratica o karatê desde os quatro anos de idade, disse que pegou gosto pela modalidade na escola. Quando os professores deram algumas opções de esportes, ele logo escolheu o karatê. Jhonatan está com a expectativa de ganhar mais um título, desta vez em casa. “Não posso fazer feio, pois a disputa agora é em casa. Então o gostinho da vitória vai ser diferente”, pontuou.
O prefeito de Campo Grande Gilmar Olarte (PP) compareceu ao evento para prestigiar os jovens atletas. Para ele é um orgulho receber um evento desse porte na Capital. “A iniciativa representa uma transformação social, ou seja, jovens da periferia que as vezes não tem uma oportunidade como essa, podem voltar a sonhar em ser um atleta”, finalizou.