ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Esportes

Com 12 modalidades, Jogos acontecem em 11 locais da Capital

Amanda Bogo | 24/08/2016 17:14
Funlec e UFMS fizeram o primeiro confronto de futsal nos Jogos Abertos (Foto: Divulgação/Funesp)
Funlec e UFMS fizeram o primeiro confronto de futsal nos Jogos Abertos (Foto: Divulgação/Funesp)

Baseado no espírito Olímpico que ficou após o encerramento da Rio 2016, começou nesta terça-feira (24) com cerimônia de abertura e participação de 1,2 mil pessoas a 38ª edição dos Jogos Abertos de Campo Grande, que terá competições em onze locais pela Capital, que serão abertos a toda a população.

Quarenta e sete equipes, de um total de 109 participantes, desfilaram no ginásio da Escola Estadual Joaquim Murtinho.

As equipes que participam dos Jogos são compostas por entidades do comércio, empresas, associações, instituições de ensino e grupos de amigos que decidiram buscar o título no xadrez, badminton, ciclismo, tênis de mesa, basquete, basquete 3x3, judô, vôlei de praia, futsal, natação, basquete, handebol e vôlei. A idade mínima dos atletas é de 17 anos.

De acordo com o presidente da Funesp (Fundação Municipal de Esportes), Luiz Alberto Antunes, toda a equipe da fundação está envolvida diariamente na organização dos jogos, além de árbitros federados que foram contratados para arbitrar as modalidades. Segundo Antunes, só será possível computar o valor investido na realização dos Jogos após seu encerramento, já que confrontos que terminarem em W.O não serão pagos. 

“Ano passado não teve por que o governo Olarte não pagou, e isso aconteceu pela primeira vez desde a história dos Jogos. A expectativa para essa edição é de que ela seja a maior e melhor de todo o Estado. Como não vai ter Jogos Estaduais, a grande maioria das cidades vieram participar do municipal”, afirmou Antunes.

Neste ano, cinco novas modalidades foram inseridas na competição. Uma delas é o badminton, esporte similar ao tênis que utiliza raquete, porém ao invés da bola, o objeto que é arremessado é uma espécie de peteca.

A educadora física Dayene Luiz dos Santos, 25, é uma das competidoras da modalidade. “É um avanço muito legal para o esporte e para a área da educação. Os jogos são sempre a mesmice, com os mesmos esportes. E o badminton é um esporte fácil de pratiar. As crianças podem ver e ficar entusiasmadas em praticar ele”, contou.

Dayene começou a praticar o badminton no ano passado, e afirma que conseguiu se encontrar no esporte por meio dessa modalidade. “Não precisa de força e ele é fácil, além de não ter contato físico, o que diminui o risco de machucar. Eu que nunca me encaixei nos esportes achei uma habilidade”, finalizou com bom humor.

As competições seguem até o dia 30 de setembro nos ginásios do Rádio Clube Campo, Funlec, UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Escola Joaquim Murtinho, Unigram, SESC, Escola ABC, Centro Olímpico Vila Nasser, Associação Nippo Brasileiro, Centro Vovó Ziza e Ginásio Moreninho. Os locais são abertos para a população acompanhar os confrontos.

Dias e horários das modalidades - 

Atletismo - 10 e 11 de setembro - das 13h30 às 18 horas e das 07h30 às 12 horas no Centro Olímpico Vila Nasser

Badminton - 10 de setembro às 08 horas na Unigran

Ciclismo - 03 e 04 de setembro - Altos da avenida Afonso Pena, com provas às 08 horas e 14 horas 

Tênis de Mesa - 10 e 11 de setembro às 12 horas e 07 horas na Associação Nippo Brasileiro

Judô - 27 de agosto - 13h30 na Escola Joaquim Murtinho 

Xadrez - 17 e 18 de setembro - 14 horas e 07 horas no Centro Vovó Ziza

Vôlei de Praia - 10 e 11 de setembro às 14 horas e 08 horas na Praça Belmar Fidalgo

Futsal - 23/08 a 28/09 na Escola Joaquim Murtinho, Rádio Clube e Colégio ABC

Natação - 27 de agosto no Rádio Clube 

Basquete - 25 de agosto a 24 de setembro na Funlec

Basquete 3x3 - Praça Belmar Fidalgo

Handebol - de 24 de agosto a 03 de outubro - Ginásio Moreninho (UFMS)

Vôlei - de 24 de agosto a 01 de outubro - Ginásio Sesc Camilo Boni 

Nos siga no Google Notícias