A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

15/11/2014 10:42

Copa MS de Judô tem a participação de 1,3 mil atletas em seis categorias

Michel Faustino e Luciana Brazil
Competição reúne 1,3 mil atletas em disputas em seis modalidades. (Foto: Alcides Neto)Competição reúne 1,3 mil atletas em disputas em seis modalidades. (Foto: Alcides Neto)
Competição marca ainda oficialização da ampliação de polos do projeto avança judô. (Foto: Alcides Neto)Competição marca ainda oficialização da ampliação de polos do projeto avança judô. (Foto: Alcides Neto)

Começou na manhã deste sábado (15) a Copa MS de Judô que reúne aproximadamente 1,3 mil atletas de Mato Grosso do Sul na disputa de seis categorias: “judoquinha”, sub-11, sub-13, sub-15, sub-18, e classe sênior (todas elas com equipe masculina e feminina). As lutas acontecem em cinco tatames, de forma simultânea, no ginásio de esportes do Rádio Clube Campo. A previsão de término é às 18h.

O evento que têm a participação de representantes da CBJ (Confederação Brasileira de Judô) marca ainda a oficialização da ampliação do número de polos do projeto “Avança Judô” em Mato Grosso do Sul. O projeto oferece aulas gratuitas de judô à crianças de escolas publicas. As aulas acontecem nesses polos, como parques e praças. 

De acordo com o diretor técnico da FJMS (Federação de Judô de Mato Grosso do Sul), Marco Aguilera, o projeto já funciona há três anos no Estado, porém, com a ampliação do número de polos mais crianças poderão ser atendidas. Segundo ele, ao todo 20 polos devem ser implantados na Capital.

Hoje, foi oficializada a parceria da prefeitura com a federação no projeto "Avança Judô". Na ocasião da assinatura, estarão presentes os membros do consulado do japão no Brasil e representantes do Kodokan, instituto japones que difunde a luta. 

Diretor técnico da FJMS comemora ampliação do projeto. (Foto: Alcides Neto)Diretor técnico da FJMS comemora ampliação do projeto. (Foto: Alcides Neto)

Aguilera comemora o sucesso do projeto. Segundo ele, cerca de 85% dos participantes da Copa MS de Judô são oriundos do "Avança Judô". Além da inscrição gratuita nos campeonatos, os alunos ganham o material para uso pessoal- quimono. O restante dos atletas participantes do campeonato são de clubes, academias ou federados.

Miriam Aguirre, 35 anos, foi até o ginásio na manhã de hoje prestigiar as filhas que estão competindo. A Copa MS marcará a estreia da caçula de oito anos em competição. Já a filha mais velha, de 12 anos, participa pela segunda vez. Ano passado, ela foi campeã na categoria sub-11.

Já a faqueira, Maria José, 34 anos, estava na torcida pelos filhos que estão competindo. Os dois fazem parte do projeto. “Se não fosse o projeto meus filhos não poderiam praticar o esporte. E hoje eles estão aqui participando do campeonato”, disse.

O evento é uma realização da FJMS (Federação de Judô de Mato Grosso do Sul), em parceria com a CBJ (Confederação Brasileira de Judô) e prefeitura municipal, por meio da Funesp (Fundação Municipal de Esporte).

Maria José incentiva os filhos no esporte. (Foto: Alcides Neto)Maria José incentiva os filhos no esporte. (Foto: Alcides Neto)
Crianças e adolescentes participam da Copa MS por meio do projeto Avança Judô. (Foto: Alcides Bernal)Crianças e adolescentes participam da Copa MS por meio do projeto Avança Judô. (Foto: Alcides Bernal)


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions