ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, SEXTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Esportes

De MS ao Peru na coragem, amigos cruzam fronteira para ver final da Libertadores

Torcedores palmeirenses e flamenguistas encaram dias na estrada movidos pela expectativa da decisão

Por Judson Marinho | 28/11/2025 08:54
De MS ao Peru na coragem, amigos cruzam fronteira para ver final da Libertadores
Parte do grupo de treze torcedores que viajaram para Lima, no Peru, para assistir a final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras (Foto: Arquivo Pessoal)

Um grupo de torcedores de Mato Grosso do Sul entrou na "expedição" rumo à final da Copa Libertadores, que acontece neste sábado (29), em Lima. Independentemente da torcida, 13 amigos, sendo 12 palmeirenses e um flamenguista, optaram por um caminho alternativo e ousado para chegar ao Peru após se depararem com passagens aéreas a preços exorbitantes.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Dois torcedores do Palmeiras, Fábio Galizia e Fábio Cespi, amigos desde a faculdade, viajaram a Lima para assistir à final da Libertadores. Apesar dos riscos, compraram as passagens antecipadamente, economizando e garantindo a viagem. Galizia, que mora em Campo Grande, destacou a emoção de presenciar finais históricas do clube e espera que a sorte continue. A dupla enfrentou incertezas durante a campanha, mas a classificação do time motivou a decisão. Eles ressaltam o equilíbrio do confronto contra o Flamengo e a expectativa de um jogo emocionante. A viagem marca mais um capítulo na trajetória de torcedores dedicados, que acumulam memórias especiais com o Palmeiras.

Quem conta ao Campo Grande News sobre a tomada de decisão rumo à aventura é o advogado Natã Lobato Maggioni, de 39 anos. A classificação do Palmeiras sobre a LDU do Equador, em confronto válido pelas semifinais, incentivou o grupo de amigos a embarcar nesta viagem que durou três dias.

“As passagens estavam altíssimas, cerca de R$ 8 mil, ida e volta. Quase desistimos”, conta Natã. Mas a paixão pelo futebol falou mais alto, e o grupo encontrou uma solução: viajar por Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.

O percurso exigiu planejamento e disposição. Eles seguiram de carro até Corumbá, onde deixaram o veículo na casa de um amigo. De lá, embarcaram em um ônibus rumo a Santa Cruz de la Sierra. Só então puderam seguir viagem de avião até Lima.

O grupo chegou, na manhã desta quinta-feira (27), à cidade que será palco da final. Para os palmeirenses, o clima será de superação. “Mais uma vez, o nosso Verdão chega desacreditado e tendo de provar seu valor. Os títulos da nossa história foram conquistados dessa forma. Nunca foi fácil”, explica Natã.

Já o lado flamenguista dos amigos, o torcedor Gilmar Ribeiro, conhecido como Mazinho, sente que o Flamengo chega em um momento melhor para a disputa da final. "A expectativa está muito boa, mesmo sem poder contar com o atacante Pedro. Estamos embalados por conta dos bons resultados no Brasileirão. Temos um grande jogador de alto nível, o Arrascaeta, e um ótimo elenco".

De MS ao Peru na coragem, amigos cruzam fronteira para ver final da Libertadores
Torcedores Fábio Galizia (à esquerda) e Fábio Rodrigo Vergani Cespi (à direita) aguardando voo de Buenos Aires para Lima (Foto: Arquivo Pessoal / Fábio Galizia)

Amigos palmeirenses - Dois amigos palmeirenses que se conhecem desde a época de faculdade, também viajaram juntos nesta semana rumo a Lima, no Peru, para acompanhar de perto a final da Copa Libertadores.

Fábio Galizia Ribeiro de Campos e Fábio Rodrigo Vergani Cespi, ambos de 60 anos, formaram-se juntos, em 1980, na Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo) e, quatro décadas depois, seguem compartilhando histórias e viagens por meio da torcida palestrina.

Atualmente, Fábio Galizia mora em Campo Grande, para onde se mudou em 1999, enquanto Fábio Cespi continua na capital paulista.

O entusiasmo com a campanha do Palmeiras fez com que os dois tomassem uma decisão ousada de comprar as passagens aéreas para Lima no dia seguinte à classificação sobre o River Plate, ainda nas quartas de final. “Tinha semifinal pela frente, mas resolvemos garantir logo. Compramos com seguro de reembolso caso o time não avançasse”, conta Fábio Galizia.

A confiança foi posta à prova logo no primeiro jogo contra a LDU, quando o time sofreu derrota por 3 a 0. “Eu pensei: ‘Putz, ferrou. Não vamos para Lima’. Mas, no fim das contas, passamos e estamos aqui na viagem”, relembra, rindo.

Questionado sobre a chance de título, Fábio ressalta que a expectativa é de um confronto equilibrado. “Futebol é 90 minutos e 11 contra 11. É meio a meio. O retrospecto do Flamengo está melhor, mas a final é outra história. Rivalidade é grande. É 50% de chance para cada um”.

A viagem ao Peru é mais um capítulo na longa lista de momentos marcantes que Fábio guarda com o clube. Mesmo após mudar para Campo Grande, ele manteve o hábito de assistir de cinco a seis jogos por ano do Palmeiras. E acumula lembranças importantes.

Essa será a primeira vez que o Fábio Galizia vai assistir à final da Libertadores no estádio e, pelo retrospecto positivo de títulos do Palmeiras que já presenciou, o torcedor palestrino, que vai assistir ao jogo ao lado do amigo de décadas, espera que o "pé quente" dê certo novamente.

Flamenguistas de Caravana - Com viagem programada há mais de 1 mês, a torcida organizada do Flamengo, a Raça Rubro-Negra, desde a classificação contra o Racing já se mobilizou para ir à Lima de caravana com dois ônibus e mais de cinco dias de viagem.

Matheus Zidan, diretor de patrimônio da Raça Rubro-Negra, diz que a torcida está muito confiante. "Acreditamos que o Flamengo fará um ótimo resultado e voltaremos com o título da Libertadores. A sintonia clube-torcida vai ser muito boa para ajudar no desempenho do elenco em campo."

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News