ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Esportes

Desde pequena, Thays Eduarda é talento da capoeira em Campo Grande

A atleta está com vaga garantida para o Campeonato Mundial de Capoeira a ser disputado no Rio de Janeiro

Gabriel de Matos | 26/05/2023 09:32
Thays Eduarda praticando capoeira em Campo Grande (Foto: Acervo Pessoal)
Thays Eduarda praticando capoeira em Campo Grande (Foto: Acervo Pessoal)

Thays Eduarda Dias Bastos, ou simplesmente Lírica, como é conhecida, tem 18 anos e é um dos destaques de Campo Grande na capoeira. A atleta começou a frequentar as rodas mesmo antes de andar. Com isso, a história de Thays na expressão cultural soma mais de 16 anos. Nascida na Capital, ela também estuda Educação Física.

A capoeirista conta que com cerca de 2 anos começou a treinar e com três anos já estava batendo as primeiras cordinhas. Ela já participou de algumas competições ao longo da carreira. Lírica destacou quatro participações que culminaram com o título. Duas delas foram no município de Bonito, uma em Campo Grande e outra em São Paulo (SP).

"Eu fui campeã das quatro. Três foram dentro do meu Estado. A primeira em Bonito, a segunda em Campo Grande e a terceira em Bonito. Recentemente, eu participei de uma competição na capital de São paulo e ganhei em 1º lugar."

Em relação à campanha em São Paulo do Estado, Thays citou que foi uma experiência incrível e serviu de preparação para o Campeonato Mundial de Capoeira. Foi a primeira vez que a mulher de 18 anos competiu fora de Mato Grosso do Sul.

Mesmo jovem, Thays Eduarda já tem quatro conquistas na capoeira (Foto: Acervo Pessoal)
Mesmo jovem, Thays Eduarda já tem quatro conquistas na capoeira (Foto: Acervo Pessoal)

Sem patrocínios e lesionada - Mesmo talentosa, Thays contextualiza as dificuldades de ser atleta da modalidade no Estado. Lírica ressalta que não tem patrocínio e não tem condições financeiras de participar das competições.

"Eu não tenho patrocínio e eu não tenho condições financeiras para estar participando das competições, a única forma que eu consigo é fazer campanha de arrecadação para me ajudar com os custos, que não são baixos", explica Thays.

No entanto, a maior dificuldade relatada é estar lesionada no momento e não ter acompanhamento de fisioterapeuta. "Para mim, a maior dificuldade no momento é estar lesionada. Não tenho dinheiro para pagar um fisioterapeuta, porque eu preciso juntar para competir".

Quem se interessar em ajudar a capoeirista pode entrar em contato pelo perfil do Instagram (@lirica.abada).

Nos siga no Google Notícias