ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Esportes

Dourados recebe duas etapas do circuito estadual de tiro com arco

Terceira e quarta etapas do circuito 50 metros, válida para o ranking nacional, será hoje e amanhã no campo de Futebol da Unigran

Helio de Freitas, de Dourados | 18/03/2017 09:05
Duas primeiras etapas do circuito ocorreram em Campo Grande (Foto: Divulgação)
Duas primeiras etapas do circuito ocorreram em Campo Grande (Foto: Divulgação)

Dourados, a 233 km de Campo Grande, vai sediar hoje (18) e neste domingo a terceira a quarta etapa do Circuito Estadual Outdoor (50 metros) do tiro com arco, modalidade esportiva tradicional em outros países do mundo e que está evoluindo no Brasil.

As etapas, válidas para o ranking nacional do esporte, serão às 14h deste sábado e amanhã às 8h, no campo de futebol da Unigran.

No Brasil, o esporte é conduzido pela Cbtarco (Confederação Brasileira de Tiro com Arco). Já a Fetarco MS cuida da modalidade em Mato Grosso do Sul.

O melhor atleta da atualidade no estado é o douradense Salvador Hidalgo. Na primeira etapa deste ano, realizada na Capital, ele bateu o recorde estadual, marcando 701 pontos de 720 possíveis.

Hidalgo está em sétimo no ranking outdoor nacional. Outros sul-mato-grossenses bem colocados são Bruno Brassaroto em oitavo, Eduardo Murate em 24º, Frederico Tavares em 25º e Douglas Oliveira em, 26º.

Na categoria indoor (18 metros) nacional, os mais bem colocados de MS são Willyan Silva em 34º e Fábio Gonçalves em 35º.

História – Conforme o presidente da Fetarco MS, Fábio Veríssimo, o tiro com arco foi criado como ferramenta para caça e depois usado em batalhas. Estima-se que é utilizado pela humanidade desde 20.000 Antes de Cristo, na idade da pedra.

Nos séculos XVI e XVII a prática passou a ser tratada como esporte, com torneios semelhantes aos atuais, surgidos na Inglaterra, França e Espanha.

O tiro com arco é esporte olímpico desde 1900 e chegou ao Brasil em 1950, trazido pelo comissário Adolpho Porta. A primeira prova oficial ocorreu em 1955.

A Fetarco MS foi fundada em 3 de março de 2013, e conta como filiados o Clube de Tiro de Campo Grande, Clube Arpa (Associação Recreativa Paraguaia de Aquidauana), Associação Field MS e Associação CSP MS.

Nos siga no Google Notícias