ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Esportes

Dupla de ciclistas de MS vai encarar 600 km de pedaladas na Chapada Diamantina

Gabriel Neris | 14/09/2012 10:36
Lúcio Alves e Edson Viana vão disputar 3º Brasil Ride na Chapada Diamantina, na Bahia (Foto: Rodrigo Pazinato)
Lúcio Alves e Edson Viana vão disputar 3º Brasil Ride na Chapada Diamantina, na Bahia (Foto: Rodrigo Pazinato)

Quem entra numa competição logo pensa na vitória. Entretanto, para Lúcio Alves, 34, e Edson Viana, 36, residentes em Campo Grande, completar a prova do 3º Brasil Ride de Mountain Bike na Bahia será o grande prêmio para a única dupla de Mato Grosso do Sul na disputa.

A competição reunirá mais de 500 ciclistas na Chapada Diamantina. A prova será realizada de 23 até 29 de setembro. Serão 600 km de pedaladas durante sete dias passando pelos municípios de Mucugê e Rio de Contas.

“É uma ultra maratona, a maior da América do Sul”, exalta Lúcio.

As etapas são divididas em formas distintas. Em determinado dia os ciclistas poderão correr 20 km, mas em outros a distância pode chegar a 150 km. “E ainda tem uma elevação de três mil metros”, acrescenta Edson.

Para tentar chegar mais próximo ao que será o trajeto da prova, a dupla teve que se adaptar em terrenos e regiões próximas a Campo Grande. “Fomos a morros de Aquidauana, e maiores elevações em volta da cidade”, diz Lúcio.

“Não basta só o físico. Tem que ter a cabeça boa, preparada. O psicológico e o técnico ajudam”, acrescenta Edson.

No último final de semana, Lúcio e Edson pedalaram cerca de 330 km durante o treinamento. A preparação para o Brasil Ride teve início no mês de fevereiro deste ano. “Tudo será novidade”, comenta Lúcio.

“O desafio é completar a prova, tem gente que vai para ganhar, mas esse não é nosso perfil. Metade não chega até o final”, afirma Lúcio.

De acordo com o regulamento da prova, cada dupla deve terminar cada etapa junta. Em caso de quebra da bicicleta ou desistência de um dos participantes, a dupla é desclassificada da competição.

Para evitar a eliminação por danos materiais na prova, a dupla teve que tomar uma série de precauções para preservar o material. As mesmas bicicletas da prova são utilizadas para os treinos. “Temos que tomar cuidado principalmente com pneu e suspensão”, completa Lúcio.

Nos siga no Google Notícias