ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Esportes

Espírito olímpico e nova premiação marcam Jogos Abertos de Campo Grande

Amanda Bogo | 22/08/2016 15:53
Cerimônia de abertura dos Jogos em 2014 (Foto: Reprodução/Funesp)
Cerimônia de abertura dos Jogos em 2014 (Foto: Reprodução/Funesp)

Aproveitando o espírito dos Jogos Olímpicos Rio 2016, que terminaram no domingo (21), começa na terça-feira (23) a 38ª edição dos Jogos Abertos de Campo Grande, evento esportivo em comemoração aos 117 anos da Capital. Neste ano, além de cinco novas modalidades, uma nova premiação foi implantado na competição.

Os 1,3 mil atletas das 105 equipes que participam dos jogos irão brigar pelos troféus de cada modalidade, do grande vencedor na categoria geral e o troféu transitório, novidade dessa edição. “Todos os anos a premiação é dada por modalidade e na categoria geral, e nesse ano começa a ser implantado o troféu transitório. Para receber ele, é preciso vencer por três anos consecutivos ou em cinco anos alternados”, explicou Gilson Diniz, coordenador técnico dos Jogos.

Para Diniz, os atletas entram na competição com o espírito Olímpico dos Jogos Rio 2016, que se encerrou no domingo (21). “Por conta da olimpíada, os atletas estão com vontade de jogar, de participar. O legado olímpico é grande pelo que aconteceu no Brasil, pelo país conseguir se destacar ficando em 13º lugar. É como um incentivo para os ateltas, é energia, algo diferente”, afirmou.

Neste ano, além da inserção das modalidades de xadrez, badminton, ciclismo, tênis de mesa e basquete 3x3, a premiação também será diferente. 

De acordo com a Funesp (Fundação Municipal de Esportes), a modalidade com maior número de inscritos foi o futsal, com 260 atletas. Das novas provas que serão disputadas, o destaque ficou para o ciclismo, com 52 competidores. A fundação, por meio de sua assessoria, não soube informar o custo da competição.

Time de basquete da UCDB que irá disputar os Jogos (Foto: Divulgação/UCDB)
Time de basquete da UCDB que irá disputar os Jogos (Foto: Divulgação/UCDB)

A UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), que sempre conquista bom desempenho na competição e foi a grande vencedora de 2014, quando foi disputada a última edição dos Jogos, foi responsável por inscrever o maior número de atletas em modalidades, inscrevendo atletas no judô, natação, vôlei de praia, basquetebol, futsal, handebol e vôlei, categorias masculino e feminino.

“O objetivo é participar de todo evento que tem no Estado, tanto na questão de divulgação da instituição quanto na importância para os atletas, que eles estejam no calendário de competições. Temos atletas que participaram de Jogos Olímpicos, que fazem parte da seleção brasileira de judô sub-19 e 21, por isso entramos com grande chances de vencer e sermos campeões. Esse é o nosso objetivo”, explicou Luiz Guimarães, coordenador de esportes da UCDB.

Guimarães afirmou que essa é a oportunidade de preparar os atletas para competições a nível nacional. “Nosso grande objetivo é participar dos jogos universitários brasileiros. Então essa seria como uma fase de preparação para os professores avaliarem os atletas”, finalizou.

A abertura oficial dos Jogos Abertos acontecerá às 19 horas de terça-feira na quadra de esporte da Escola Estadual Joaquim Murtinho, com o desfile das equipes que disputam as modalidades coletivas.

As competições seguem até o dia 30 de setembro nos ginásios do Rádio Clube Campo, Funlec, UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Escola Joaquim Murtinho, Unigram, SESC e Escola ABC.

Atletas durante cerimônia de abertura dos Jogos em 2014 (Foto: Reprodução/Funesp)
Atletas durante cerimônia de abertura dos Jogos em 2014 (Foto: Reprodução/Funesp)
Nos siga no Google Notícias