Fernando Rufino é eleito melhor atleta de canoagem em premiação Paralímpica
Neste ano o sul-mato-grossense foi tetracampeão mundial de paracanoagem, em competição realizada na Itália

O sul-mato-grossense Fernando Rufino, natural de Itaquiraí, foi eleito o melhor atleta de paracanoagem de 2025 no Prêmio Brasil Paralímpico, maior honraria do paradesporto nacional.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Rufino, conhecido pela trajetória marcada por superação, iniciou no esporte após um grave acidente que o obrigou a abandonar o sonho de ser peão de rodeio.
- Leia Também
- Com 47 anos de "militância" no esporte, Admir defende valorização dos técnicos
- Bolsa Atleta inclui surdos e amplia benefícios para 273 competidores
Após receber a premiação, o atleta comentou sobre o reconhecimento do seu desempenho esportivo neste ano. “Hoje estar aqui pegando mais este troféu é um momento de muito orgulho, consagrando a carreira de um atleta. Tivemos um ano mais tranquilo em 2025, mas ainda vivemos a emoção dos Jogos Paralímpicos de Paris e do feito que deixamos lá ao conquistar mais uma medalha de ouro. Já tenho uma série de troféus destes e já estou pensando nos Jogos de 2028 para só aí começar a pensar na minha aposentadoria,” afirmou o canoísta.
Entre conquistas na carreira estão o ouro no Mundial de Milão no VL2, a prata na etapa da Copa do Mundo em Poznan (Polônia) e o ouro na Segunda Etapa da Copa Brasil, em Siqueira Campos (PR). Resultados que consolidam sua posição entre os principais nomes da paracanoagem mundial.
Neste ano, Rufino foi tetracampeão mundial de paracanoagem em competição realizada em Milão, na Itália. O bicampeão paralímpico garantiu a medalha de ouro nesta prova VL2M200m.
O Prêmio Brasil Paralímpico homenageou atletas de 25 modalidades, que foram escolhidos por uma comissão interna do CPB a partir de listas enviadas pelas confederações.
A cerimônia, organizada pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) e apresentada por Loterias Caixa, ocorreu na noite desta terça-feira (9), no Tokio Marine Hall, em São Paulo.
Entre os destaques gerais da premiação estão Carol Santiago e Gabriel Araújo que foram eleitos os melhores atletas do ano. O veterano Jovane Guissone, da paraesgrima, ampliou seu recorde, sendo premiado pela 14ª vez.
Além das homenagens por modalidade, a solenidade também revelou vencedores de outras nove categorias especiais, como Melhor Técnico, Atleta Revelação, Atleta da Galera e Prêmios Loterias Caixa e Braskem.
Na paracanoagem, o nome da noite foi mesmo o de Fernando Rufino, que segue escrevendo um capítulo de excelência para o esporte brasileiro.
- Atletismo - Jerusa Geber
- Badminton - Vitor Tavares
- Basquete em cadeira de rodas - Sérgio Veiga Bocha Maciel Santos
- Canoagem - Fernando Rufino
- Ciclismo - Sabrina Custódia
- Escalada - Marina Dias
- Esportes de Inverno - Cristian Ribera
- Futebol de Cegos - Raimundo Nonato
- Futebol PC - Vinicius Araújo
- Goalball - André Dantas
- Halterofilismo - Tayana Medeiros
- Hipismo - Rodolfo Riskalla
- Judô - Brenda de Freitas
- Natação - Maria Carolina Santiago
- Paraesgrima - Jovane Guissone
- Remo - Gessyca Guerra e Michel Pessanha
- Rúgbi em cadeira de rodas - Lucas Junqueira
- Taekwondo - Ana Carolina Moura
- Tênis de Mesa - Sophia Kelmer
- Tênis em cadeira de rodas - Vitória Miranda
- Tiro com arco - Eugênio Franco
- Tiro esportivo - Alexandre Galgani
- Triatlo - Jéssica Ferreira
- Vôlei sentado - Suellen Lima


