ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Esportes

Izabela venceu o câncer e agora pede ajuda para novas conquistas no esporte

Menina teve a perna amputada e viu no esporte o caminho para melhorar condicionamento físico

Gabriel Neris | 03/09/2019 17:38
Izabela com troféu conquistado em competição estadual (Foto: Arquivo pessoal)
Izabela com troféu conquistado em competição estadual (Foto: Arquivo pessoal)

Izabela Bezerra Braga, de apenas 13 anos, já passou pelo seu maior desafio. A luta contra o câncer, iniciada ainda com sete anos de idade, foi vencida. Agora, a menina de Dourados, município a 228 km de Campo Grande, busca ajuda para superar outras batalhas na esfera esportiva.

A adolescente foi diagnosticada com osteossarcoma metastático, quando se dissemina para outros órgãos. Passou por quimioterapia, mas quando nódulos foram percebidos no pulmão, tornou-se a decisão de amputar a perna direita para garantir a sobrevivência. Hoje, a menina está totalmente curada e sequer toma medicamento.

A mãe da menina, Thays Regina Bezerra, conta que a menina foi para o esporte para dissolver qualquer trauma da operação, socializar com outras crianças e para que melhorasse o condicionamento físico e também a respiração na natação e basquete sobre rodas.

Menina também compete em velocidade sobre rodas (Foto: Arquivo pessoal)
Menina também compete em velocidade sobre rodas (Foto: Arquivo pessoal)
Time de basquete sobre rodas, onde Izabela (centro) treina (Foto: Arquivo pessoal)
Time de basquete sobre rodas, onde Izabela (centro) treina (Foto: Arquivo pessoal)

Também disputou provas de atletismo, onde se destacou e ganhou a oportunidade de representar o Estado nas Paralímpiadas Escolares, marcadas para 18 a 23 de novembro, em São Paulo.

“Disputou o primeiro Campeonato Estudantil, representando Dourados, e ganhou três medalhas de ouro, ganhando a classificação para o Brasileiro”, conta a mãe, orgulhosa, sobre o desempenho da filha na competição realizada em julho em São Gabriel do Oeste.

As provas vencidas foram na cadeira de velocidade, arremesso de peso e arremesso sobre rodas. A família faz uma vaquinha para adquirir a prótese que, segundo a mãe, garantirá que Izabela não tenha limitações nas provas e participe de mais modalidades.

A menina, aluno do 8º ano, tem rotina intensa de treinos, se dividindo de quarta a sábado pela natação, basquete sobre rodadas e o atletismo.

A prótese custa R$ 108 mil e qualquer ajuda financeira pode ser feita através da vaquinha on-line. Mais informações podem ser obtidas clicando aqui.

Nos siga no Google Notícias