A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

18/08/2013 12:34

Jogos Indígenas neste domingo envolvem 21 equipes com 600 atletas

Ângela Kempfer
Arremesso de lança é um dos esportes dos Jogos Indígenas. (Foto: Cleber Gellio)Arremesso de lança é um dos esportes dos Jogos Indígenas. (Foto: Cleber Gellio)

O evento cresceu consideravelmente desde a primeira edição há 8 anos. Hoje, os Jogos Urbanos Indígenas de Campo Grande têm a participação de 20 equipes, número bem superior ao de 7 que iniciaram as competições em 2005.

No Parque Jacques da Luz, na Moreninha II, cerca de 600 índios são atletas neste domingo. A 8ª edição dos Jogos Urbanos Indígenas de Campo Grande começaram pela manhã, com provas de atletismo.

Além de modalidades convencionais como corrida, futebol society e vôlei, também há competições tradicionais dos índios brasileiros: arco e flecha, arremesso de lança, dardo e cabo de guerra.

Como fazem parte da programação de aniversário da cidade, o evento teve a abertura oficial feita pelo prefeito Alcides Bernal. Os jogos são abertos ao publico e devem seguir até às 17 horas. “É um avanço, o resgate da cultura indígena e a união das etnias”, diz um dos organizadores, Adierson Venâncio.

Segundo a prefeitura, participam das competições índios das 7 etnias: guarani, terena, kadiwéu, guató, ofayé, kinikinawa e atikum.



Bernal, a comunidade indígena de Campo Grande espera que vsa, não se atenha a "líder indígena uno" que muitas das vezes não me representa e nem representa a nossa comunidade, sempre são vistos na câmara de vereadores, na assembleia e em órgãos público atrás de benesses pessoais. Há dois prefeitos atrás, vemos a promessa da tão sonhada construção de um Centro Cultural Indígena, para realizações de eventos tipo os jogos indígenas e outros eventos da cultura e tradição indígena. Se a comunidade nipônica ,os gaúchos e a colônia paraguaia tem seu local de encontro, porque indígenas urbanos da capital não pode ter seu local? Prefeito faça isso e será lembrado pela eternidade. Objetivos e projetos já existe, falta empenho e boa vontade de políticos.
 
samuel gomes TERENA-campo grande em 18/08/2013 17:50:52
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions