ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Esportes

Leonardo de Deus vem inaugurar primeira piscina olímpica de MS no sábado

Centro aquático no complexo esportivo da Funlec, em Campo Grande, traz perspectivas para a natação sul-mato-grossense

Paulo Nonato de Souza | 10/12/2019 09:15
Nos padrões olímpicos, centro aquático da Funlec será inaugurado neste sábado e o objetivo é receber competições nacionais e internacionais (Foto: Paulo Nonato de Souza)
Nos padrões olímpicos, centro aquático da Funlec será inaugurado neste sábado e o objetivo é receber competições nacionais e internacionais (Foto: Paulo Nonato de Souza)

A primeira piscina olímpica de Mato Grosso do Sul, homologada e adequada para competições, será inaugurada no próximo sábado, 14, no Cedesc (Centro de Desenvolvimento Social e Cultural) da Funlec (Fundação Lowtons de Educação e Cultura), no bairro Jardim Veraneio, em Campo Grande, e não poderia ter convidado mais ilustre. Será o nadador campo-grandense Leonardo de Deus, atleta olímpico de 28 anos, recordista brasileiro e três vezes campeão Pan-Americano nos 200 metros estilo borboleta em Guadalajara 2011, Toronto 2015 e Lima 2019.

Leo de Deus, como é chamado por seus amigos e colegas da natação brasileira, dará nome à etapa do Campeonato Estadual de Natação, programada pela Fedams (Federação de Natação de Mato Grosso do Sul) para inaugurar a piscina olímpica da Funlec, e ele comemorou em suas redes sociais.

“Tá CHEGANDOOO!!! Muito feliz e honrado de ter meu nome como campeonato estadual de MS. Vamos fazer a melhor competição do ano. Obrigado pela homenagem”, postou o atleta da Unisanta (Universidade Santa Cecília), de Santos-SP, em seu perfil no Instagram.

O campo-grandense Leonardo de Deus com sua terceira medalha de ouro em Pans nos 200m borboleta (Foto: Sergio Moraes/Reuters)
O campo-grandense Leonardo de Deus com sua terceira medalha de ouro em Pans nos 200m borboleta (Foto: Sergio Moraes/Reuters)

Já no clima dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, a inauguração da piscina é a chance de ver em ação um atleta de alto nível, que além do nado borboleta também é um especialista nos 200 metros nado de costas. O estilo valeu bronze Pan-Americano para Leonardo de Deus em Toronto 2015 e Lima 2019.

A piscina olímpica construída pela Funlec tem 25 metros de largura e 50 metros de extensão, conta com 10 raias e comporta 3 milhões de litros de água. É o dobro das medidas oficiais de uma semiolímpica (25 metros x 12,5 metros) e cinco raias.

“Queremos que a nossa piscina olímpica seja um centro aquático para abrigar competições estaduais, nacionais e internacionais. Por isso firmamos parceria com a Federação de Natação (Fedams) e acreditamos que este espaço será importante para o futuro do esporte em Mato Grosso do Sul”, disse o presidente da Funlec, Luiz Roberto Pires.

O exemplo prático da importância da primeira piscina olímpica do estado já poderá ser visto neste sábado. Estarão em ação várias jovens promessas da natação sul-mato-grossense em pelo menos cinco das sete categorias - Mirim, Petiz, Infantil, Juvenis, Junior, Sênior e Master -, que irão reunir 207 atletas locais, além de 29 nadadores bolivianos. No total, o evento de inauguração do centro aquático da Funlec tem 236 atletas inscritos.

Na avaliação do presidente da Fedams, Marcello Vargas Tiago, a piscina olímpica da Funlec marca uma nova era na natação em Mato Grosso do Sul. “É um espaço que não existia em nosso estado. O que existe são piscinas semiolímpicas, onde os nossos atletas treinavam para disputar campeonatos nacionais e internacionais em piscinas olímpicas. Evidente que isso era uma dificuldade para eles na busca de resultados. Agora será diferente, porque os nossos atletas poderão chegar prontos e treinados em uma piscina de 50 metros”, afirmou o dirigente.

Programação – A etapa do Campeonato Estadual de Natação, que leva o nome do nadador Leonardo de Deus, será disputada no sábado, 14, das 7h às 12h, e das 15h às 19h, e no domingo, 15, das 7h às 12h. A cerimônia de inauguração da piscina olímpica será no sábado, às 11 horas.

Nos siga no Google Notícias