ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, TERÇA  14    CAMPO GRANDE 30º

Esportes

Lutadora de 16 anos vence nacional e se prepara para Pan-Americano

Com venda de marmitas, doces e organização de brechó, Bruna busca fundos para competir na Guatemala

Por Maria Gabriela Arcanjo | 14/10/2025 11:36
Lutadora de 16 anos vence nacional e se prepara para Pan-Americano
Cada vez mais perto de grande sonho, Bruna se prepara para primeira luta fora do país (Foto: Reprodução/Arquivo pessoal)

Aos 16 anos, Bruna Marques, campeã de kickboxing na categoria 55 kg, venceu o  34º Campeonato Brasileiro de Kickboxing sub-17, que aconteceu entre os dias 18 e 22 de junho em Brasília (DF), e conquistou uma vaga no Campeonato Pan-Americano de Cadetes e Juniores, previsto para ocorrer de 17 a 21 de dezembro na Guatemala. Apesar da felicidade em ver a filha mais próxima de realizar um sonho, a viagem até lá é mais longa do que parece.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Bruna Marques, campeã de kickboxing de 16 anos, conquistou vaga no Campeonato Pan-Americano Cadetes e Juniores, na Guatemala. Para custear a viagem, estimada em R$ 8 mil, sua mãe, Suelen Marques, auxiliar de cozinha, organiza ações solidárias como venda de marmitas e brechó. A jovem atleta, que treina desde os 7 anos, mantém rotina intensa de treinos e trabalha aos fins de semana para ajudar nas despesas. A iniciativa beneficiará também outros dois atletas brasileiros que participarão do mesmo campeonato, previsto para dezembro.

Suelen Marques, de 37 anos, é auxiliar de cozinha. Ela conta que Bruna vem se destacando há cerca de um ano e meio no cenário sul-mato-grossense do kickboxing. Apaixonada por luta, a jovem começou as aulas de Muay Thai aos 7 anos, mas apenas em 2024 decidiu mudar o rumo e agora se prepara para sua primeira disputa fora do país.

Desde então, Bruna tem participado de competições em outras cidades, mas o caminho não é fácil. Segundo a mãe, que mantém dois empregos para sustentar a casa com três filhos e uma sobrinha, no bairro Jardim Zé Pereira, em Campo Grande, todas as viagens são custeadas por meio de arrecadações e “bicos”. Suelen relata que precisou “se virar” para garantir que a filha não deixasse de competir. “Comecei a fazer bolo de pote, geladão, marmitas... Graças a Deus, ela conseguiu participar de todos os campeonatos, mas com muita dificuldade”, conta.

Desta vez, não é diferente. No sábado (18), Suelen organiza uma marmita solidária. Um brechó com doações de amigos e familiares também será realizado nas próximas semanas, tudo para custear a viagem até a Cidade da Guatemala. A ação solidária ajudará ainda outros dois atletas que representarão o Brasil no mesmo campeonato.

De acordo com Suelen, entre passagens, hospedagem, documentação, exames médicos e outros gastos, a viagem da filha não custará menos de R$ 8 mil. Com rotina intensa de treinos diários, Bruna também trabalha aos fins de semana para ajudar na arrecadação. “Ser atleta no Brasil não é fácil, mas é o sonho dela se tornar uma lutadora profissional”, finaliza a mãe.

A chance de representar o Brasil tão longe de casa é uma sensação única para Bruna, que só o esporte pode proporcionar. "Não tenho palavras para descrever. Estou treinando de segunda a sexta até lá; é uma ótima oportunidade".

Para mais informações sobre como ajudar o sonho de Bruna, Suelen pede que os contatos sejam feitos através de seu WhatsApp (67) 99129-1110.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.