ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Esportes

Mesa-tenistas de MS se preparam para Copa Brasil em Maringá

Gabriel Neris | 27/07/2012 19:13

Mato Grosso do Sul será representando por 12 atletas na Copa Brasil de tênis de mesa que acontece entre os dias 2 e 5 de agosto.

Bruna e Henrique são esperanças de medalhas para MS na Copa Brasil (Foto: Gabriel Neris)
Bruna e Henrique são esperanças de medalhas para MS na Copa Brasil (Foto: Gabriel Neris)

Mato Grosso do Sul será representando por 12 atletas na Copa Brasil de tênis de mesa que acontece entre os dias 2 e 5 de agosto, em Maringá (PR). A expectativa dos treinadores é que o estado conquiste bons resultados na competição nacional.

Gabriel Ota, de 20 anos de idade, é o diretor técnico da Associação Okinawa de Campo Grande, que contará com seis atletas na competição. Ele também dividirá a função de treinador e jogador na competição.

Ota explica que para se preparar para a competição, os atletas estão treinando entre cinco e seis vezes por semana. Segundo ele, chegando perto dos jogos, à ordem é “soltar o braço”. “É uma hora e meia de treinos. Eles treinam jogadas ensaiadas e regularidade, como movimentação de perna”, conta o treinador.

De acordo com o treinador, para fazer uma boa apresentação às jogadas são treinadas exaustivamente. “É pura repetição”.

Entre os destaques da Associação Okinawa estão Henrique Havashi, 12, e Bruna Cruz, 19. O adolescente subiu de categoria neste ano e disputará o torneio pelo mirim depois de três anos praticando o tênis de mesa.

“Acho que posso conseguir o título. Tenho que treinar bastante, mas os adversários são difíceis”, diz Henrique, vice-campeão Brasileiro pelo pré-mirim e vice-campeão Intercolonial.

Bruna Cruz acumula os títulos de tricampeã estadual, campeã da Copa Campo Grande, e vice do Brasileiro de 2010. “Estou confiante, concentrada pra trazer medalhas. A torcida aqui é muito grande, e com torcida a favor poderemos ir bem”, comenta.

Além de Bruna e Henrique, a Associação Okinawa também contará com Igor Wust, 15, Fabiana Idiê, 15, e Paula Tervia, 16.

Motivação - Para complementar a preparação dos atletas, a associação conta com a palestra do ex-jogador Marcos Yamada. Com 25 campeonatos mundiais na carreira, atualmente Yamada é diretor técnico da Itaim Keiko, clube especializado em tênis de mesa de São Paulo.

O técnico está em Campo Grande para conversar com os jogadores antes da competição. “Tenho acompanhado a evolução do esporte elevado novidades para 27 estados. O importante para esta geração é a convivência”, destaca Yamada.

“Em todo esse tempo a técnica mudou, a bolinha, as regras. A bola hoje chega a 150 quilômetros por hora. Todo esporte evolui. Quando falta informação, não faz evoluir. O Brasil não tem cultura no tênis de mesa, temos que apostar nos jovens”, complementa o treinador, que passou por Ponta Porã nesta semana para ministrar a clínica para os atletas.

Nos siga no Google Notícias