ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, QUARTA  12    CAMPO GRANDE 19º

Esportes

Novo calendário confirma Brasileirão para 9 de agosto, com fim em fevereiro

CBF confirmou datas, nesta quinta-feira; também há detalhes de outras competições, como Copa do Brasil e eliminatórias de Mundial

Por Liniker Ribeiro | 09/07/2020 13:12
Jogadores do atual campeão brasileiro, o Flamengo, em partida da fase final do campeonato, em 2019 Com Gabriel no comando, time flamenguista comemora no Allianz Parque (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)
Jogadores do atual campeão brasileiro, o Flamengo, em partida da fase final do campeonato, em 2019 Com Gabriel no comando, time flamenguista comemora no Allianz Parque (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou o calendário revisado de competições profissionais masculinas para 2020, entre elas a disputa do Campeonato Brasileiro de Futebol, nesta quinta-feira (9). Conforme a programação, a série A do principal campeonato do país terá início no dia 9 de agosto, chegando ao fim apenas em fevereiro do ano que vem.

Conforme anúncio, a última, das 38 rodadas do campeonato, está prevista para terminar no dia 24 de fevereiro de 2021. As mudanças no calendário foram necessárias devido à pandemia do novo coronavírus.

“Este redesenho é a forma que encontramos para entregar o calendário integralmente e garantir o cumprimento dos compromissos assumidos pelos clubes com os detentores de direitos televisivos, patrocinadores e apoiadores”, ressalta Rogério Caboclo, presidente da CBF.

Conforme a confederação, o detalhamento das primeiras rodadas será disponibilizado pela Diretoria de Competições no início da próxima semana, juntamente com as Diretrizes Operacionais para realização das partidas.

Séries B, C e D – Conforme a CBF, a série B do Campeonato Brasileiro acontece entre os dias 8 de agosto a 30 de janeiro de 2021, permanecendo em sistema de pontos corridos e dando acesso a quatro equipes para a Série A do ano seguinte.

A Série C também terá seu início no dia 9 de agosto e seu encerramento está previsto para 31 de janeiro do ano que vem. Esta temporada marca a estreia do novo sistema de disputa da competição, aprovado por todos os 20 clubes participantes no Conselho Técnico de março deste ano.

Já a série D deve começar no dia 6 de setembro e chegar ao fim no dia 7 de fevereiro de 21

Outras competições - A CBF também confirmou a realização das eliminatórias para Copa do Mundo FIFA 2022 e da Copa do Brasil.

Conforme calendário confirmado pela FIFA, ê seis datas estão previstas para os jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo, duas delas no mês de setembro, nos dias 3 e 8, outras duas em outubro, dias 8 e 13, e mais duas em novembro, nos dias 12 e 17.

Quanto a Copa do Brasil, os 11 jogos restantes da competição serão disputadas entre os dias 26 de agosto e 10 de fevereiro. O campeonato será reiniciado com os jogos de volta da Terceira Fase e segue com o mesmo regulamento.