A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

14/07/2013 12:26

Paixão pelo bicicross contagia gerações, que se encontram na pista

Mariana Lopes
Jacinto e o pequeno Gabriel. Pai e filho juntos na paixão pelo esporte (Foto: Cleber Gellio)Jacinto e o pequeno Gabriel. Pai e filho juntos na paixão pelo esporte (Foto: Cleber Gellio)
Jacinto ficou em 3º na classificação geral do campeonato brasileiro do ano passado (Foto: Cleber Gellio)Jacinto ficou em 3º na classificação geral do campeonato brasileiro do ano passado (Foto: Cleber Gellio)

Um domingo de sol, terra vermelha, obstáculos, bicicletas e família reunida. Este foi o cenário da 2ª etapa do 24º Campeonato Estadual de Bicicross, que ocorreu na manhã de hoje (14), no bairro Rita Vieira, em Campo Grande. Mas o que realmente salta aos olhos de quem assiste à competição é a paixão pelo esporte, transmitida entre gerações, de pai para filho, que se encontram na pista de corrida.

Aos 3 anos, o pequeno Gabriel começou cedo a competir. A primeira vez que “correu” foi no ano passado, em uma bicicleta ainda com rodinhas. O incentivo veio do pai, Jacinto Neto, 27 anos, que participa de campeonatos desde o ano 2000. E agora, os dois treinam e competem juntos.

Enquanto Gabriel não para um segundo e insiste o tempo todo para ir à pista, Jacinto é só orgulho pelo filho, que traça os mesmo caminhos do pai e não se intimida por ser o participante mais novo do campeonato.

Com pouca idade, mas com jeito de gente grande, Gabriel foi a atração da corrida deste domingo. Com o traje esportista completo, joelheiras, cotoveleiras e capacete, os tombos não eram problema para ele. A cada queda, o garoto mais do que depressa levantava, subia novamente na bicicleta e voltava a correr.

Neste domingo, Gabriel participou do campeonato na categoria pré-bike, ou dente de leite. Jacinto Neto, que no ano passado ficou em 3º lugar na classificação geral do campeonato brasileiro de bicicross, hoje competiu na categoria mountain bike.

Mariana foi a única menina na etapa disputada hoje (Foto: Cleber Gellio)Mariana foi a única menina na etapa disputada hoje (Foto: Cleber Gellio)

Quem também ganhou destaque na etapa de hoje foi a esportista Mariana Coprioli, de 11 anos, a única menina que participou do campeonato e, por isso, correu sozinha. Detalhe que para ela é mínimo, pois o que vale mesmo é a competição e as chances de estar cada vez mais perto de um grande sonho. “Quero participar do brasileiro”, diz a menina.

Assim como Gabriel, Mariana também deu as primeiras pedaladas aos 4 anos e ao lado do pai e dos irmãos, que também competem bicicross. “Eles sempre foram meus maiores incentivadores”, conta, cheia de orgulho.

O 24º Campeonato Estadual de Bicicross terá 8 etapas até o final de dezembro deste ano. Na etapa deste domingo, competiram 50 esportistas em 11 categorias, no masculino e feminino.

De acordo com o presidente da Federação de Bicicross de Mato Grosso do Sul, Marcos Ortega, provavelmente este ano não terá atletas do Estado no Campeonato Brasileiro, por falta de incentivo e recurso.



Orgulho da madrinha! Parabéns Biel, te amo muito meu afilhado... Desde pequeno nos enchendo de orgulho!!! Lindoooo....
 
Lilian Laura Vieira da Silva em 15/07/2013 14:30:18
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions