ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Esportes

Paralimpíada começa amanhã, com 13 competidores representando MS

Amanda Bogo | 06/09/2016 15:46
Silvânia durante prova acompanhada de seu guia, Silva Souza (Foto: Reprodução/Facebook)
Silvânia durante prova acompanhada de seu guia, Silva Souza (Foto: Reprodução/Facebook)

Os Jogos Paralímpicos Rio 2016 começam nesta quarta-feira (7), com cerimônia de abertura que terá duração de duas horas e acontecerá no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. O Brasil leva, neste ano, sua maior delegação para a competição, incluindo 13 paratletas de Mato Grosso do Sul.

A convocação foi realizada no dia 19 de julho pelo CBP (Comitê Brasileiro Paralímpico), onde foram anunciados os nomes de 278 paratletas, sendo 181 homens e 97 mulheres.

Com duas medalhas de bronze no currículo – nos Jogos de Pequim e Londres – a judoca Michelle Ferreira é uma das promessas para conquistar o pódio no Rio de Janeiro. Nascida em Mundo Novo, distante 476 km da Capital, Michele começou na modalidade em 2005. No ano seguinte, ela foi convocada para a Seleção Paralímpica.

Técnico Esmi com a judoca Michelle Ferreira (Foto: Reprodução/ Facebook)
Técnico Esmi com a judoca Michelle Ferreira (Foto: Reprodução/ Facebook)

A equipe do Campo Grande News tentou contatar Michele, que já está na Vila Olímpica, por telefone, porém não conseguiu falar com a paratleta. Quem falou sobre a preparação para a Olimpíada e a expectativa foi o técnico Antônio Esmi Jr.

“Começamos o ciclo paralímpico com ritmo. Conforme foi chegando mais próximo dos Jogos, fomos participando de competições internacionais para contar pontos para o ranking. Ela está bem preparada, no mesmo nível das outras adversárias e tem condições muito boas”, explicou Esmi.

Segundo o técnico, a França e a Alemanha serão as principais concorrentes. “São adversárias muito fortes. Mas a Michele está em condições melhores que nos anos anteriores, está mais preparada para saber brigar pelo ouro dessa vez”.

Esmi finalizou comentando sobre disputar uma Olimpíada dentro de casa. “É bom e ao mesmo tempo tem uma pressão maior. Mas é uma coisa diferente, boa, estamos na expectativa”.

Michele estreia nos Jogos na quinta-feira (8) pela manhã nas eliminatórias. As disputas pelas medalhas acontecem no período da tarde.

Outro destaque do Estado na Rio 2016 é Silvânia Costa, detentora do recorde mundial de salto em distância classe T11 (cego total). Em um vídeo públicado em seu facebook, a paratleta convida os sul-mato-grossenses a torcerem por ela na competição.

“Alô Três Lagoas, vou estar nos Jogos Rio 2016. Conto com a vibração e a torcida de todos os sul-mato-grossenses, com certeza vou estar fazendo o meu melhor”, afirma no registro.

Silvânia convida sul-mato-grossense a torcerem por ela (Foto: Reprodução)
Silvânia convida sul-mato-grossense a torcerem por ela (Foto: Reprodução)

Mato Grosso do Sul seria representado na paracanoagem por Debora Raiza Ribeiro Benevides e Fernando Rufino, o Cowboy. Porém, devido a problemas cardíacos que o impedem de praticar esportes de alto rendimento, Cowboy teve que ser cortado da lista. Debora  segue na disputa por uma medalha na paracanoagem.

O futebol de 7 é a modalidade com maior número de sul-mato-grossenses. Dos 18 convodados, oito são de Campo Grande, incluindo o capitão do time Marcos dos Santos Ferreira.

A equipe do Campo Grande News tentou entrar em contato com o capitão, que já se encontra na Vila Olímpica junto com a seleção brasileira, porém não conseguiu falar com ele.

Os Jogos Paralímpicos Rio 2016 começam no dia 7 de setembro e terminam no dia 18 do mesmo mês. O objetivo da delegação brasileira é ficar entre os cinco melhores países no quadro geral de medalhas.

A meta foi definida pelo CPB após o país ser o sétimo na Paralimpíada de Londres, onde conquistou 43 medalhas, sendo 21 de ouro, 14 de prata e 8 de bronze. 

Lista dos sul-mato-grossenses que estarão na Paralimpíada Rio 2016 -

Atletismo

Silvânia Costa de Oliveira - Três Lagoas

Yeltsin Francisco Ortega Jacques - Campo Grande

Guilherme Ademilson dos Anjos Santos - Campo Grande

Canoagem

Debora Raiza Ribeiro Benevides - Campo Grande

Futebol de 7

Fabrizio Arlindo Nascimento de Oliveira - Campo Grande

Gilvano Diniz da Silva - Campo Grande

Hudson Hyure do Carmo Januario - Campo Grande

Igor Romero Rocha - Campo Grande

Leandro Gonçalves do Amaral - Campo Grande

Marcos dos Santos Ferreira - Campo Grande

Maycon Ferreira de Almeida - Campo Grande

Wesley Martins de Souza - Campo Grande

Judô

Michelle Ferreira - Campo Grande

Mascote Tom em frente ao símbolo da Paralimpíada Rio 2016 na praia de Copacabana (Foto: Reprodução/Facebook CPB)
Mascote Tom em frente ao símbolo da Paralimpíada Rio 2016 na praia de Copacabana (Foto: Reprodução/Facebook CPB)
Nos siga no Google Notícias