ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Esportes

Plano para Morenão ajusta capacidade de público com foco na segurança

Capacidade de público foi reduzida de 44,2 mil para 28,6 mil pessoas; plano de segurança, feito pela Cosenge, foi entregue ao Corpo de Bombeiros

Amanda Bogo | 09/12/2016 09:15
Rampa que dá acesso a uma das entradas do Estádio Morenão (Foto: Fernando Antunes)
Rampa que dá acesso a uma das entradas do Estádio Morenão (Foto: Fernando Antunes)

Mais de 28 mil torcedores poderão acompanhar os jogos que serão realizados no Estádio Morenão após as reformas previstas no local. A capacidade foi determinada após elaboração do Projeto de Segurança contra Incêndio e Pânico, pela Cosenge Engenharia de Incêndio, que prevê adaptações na revisão no sistema preventivo de incêndio, saídas de segurança e no guarda-corpos.

De acordo com Mário César Lemos Borges, engenheiro civil e diretor da Cosenge, contratada pela FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) para elaborar o documento, a capacidade máxima do estádio será de 28.675 pessoas, redução de 35% frente a lotação máxima oficial, de 44.200. Foram três os pontos principais do plano de segurança: cálculo da capacidade máxima de público, sistema preventivo de incêndio e estruturas de guarda-corpos, para prevenir queda de torcedores de pontos altos.

“O primeiro trabalho foi de verificar e avaliar se as saídas do Morenão tinham largura para a quantidade de público estimada, porque é inviável criar novas saídas. Depois fizemos revisão do sistema preventivo de incêndio, vendo a quantidade de hidrantes, se ela era suficiente e adicionando novos postos, além de sinalização, de forma que as pessoas no estádio estejam sempre a 15 metros de uma placa que indica rota de fuga”, explicou Mário.

Para o engenheiro civil, a principal falha encontrada no Morenão foi a falta de proteção para evitar riscos de quedas. “Por conta dos desníveis, e por lá ter fossos, a falta de guarda-corpos foi o ponto mais crítico. As pessoas poderiam em um descuido cair de um nível para outro. A norma hoje exige que essas estruturas tenham um metro e dez centímetros, e lá tinha casos com 40 a 50 centímetros só. Colocamos proteção em todos os locais que as pessoas poderiam sofrer uma queda”, afirmou.

O projeto foi protocolado no Corpo de Bombeiros na quinta-feira (8). Após avaliação e aprovação, as adaptações previstas poderão ser realizadas. "O documento final será o certificado de vistoria do Corpo de Bombeiros, que atestará que o Estádio pode ser ocupado. As normas de vigência de Mato Grosso do Sul são iguais a de São Paulo, que é a melhor e mais abrangente do Brasil. São normas que regem o Morumbi, o Maracanã. Aplicamos toda a legislação nacional de segurança. No momento que for implantado, o estádio terá toda a segurança necessária aos usuários”, finalizou.

As obras no Morenão começaram no dia 2 deste mês, e a previsão é de que seja concluída em cinco semanas, segundo o reitor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), professor Marcelo Augusto Santos Turine, informou recentemente em entrevista ao Campo Grande News.

Panorama do estádio Morenão (Foto: Fernando Antunes)
Panorama do estádio Morenão (Foto: Fernando Antunes)
Nos siga no Google Notícias