ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  25    CAMPO GRANDE 14º

Esportes

Promessas do judô de MS, André e Henrique são campeões em jogos mundiais

Eles estavam entre os oito atletas-estudantes que participaram de competição

Cassia Modena | 26/08/2023 15:25
André (à esquerda) e Henrique (direita) são de MS (Montagem: Arquivo pessoal)
André (à esquerda) e Henrique (direita) são de MS (Montagem: Arquivo pessoal)

André Lucas Dodero, de 13 anos, e Henrique Biscaro Sena, com 15 anos, voltam para casa neste fim de semana com o ouro no judô conquistado no mundial Gymansiade 2023, competição sub-15 de 22 modalidades realizada no Rio de Janeiro (RJ) até este sábado (26). Os judocas representam Mato Grosso do Sul e são promessas do esporte.

Atletas e estudantes, eles competiram com adversários de outros países nas mesmas instalações utilizadas nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Dodero participou dentro da categoria até 50 kg e, Henrique, numa categoria acima.

André foi o primeiro a ganhar a medalha. Ele disputou o título nesta sexta-feira (25), contra um adversário da Romênia. "Levou a melhor de três. Foi a luta mais difícil da vida dele", diz o pai do atleta André Luiz Dodero, que acompanhou o filho.

Henrique teve a luta decisiva neste sábado (26). Os dois voltam para o Mato Grosso do Sul neste domingo (27).

André e Henrique em meio à delegação brasileira de judô no mundial (Foto: Arquivo pessoal)
André e Henrique em meio à delegação brasileira de judô no mundial (Foto: Arquivo pessoal)

De MS - Delegação composta por oito atletas de Mato Grosso do Sul foi para o Rio de Janeiro disputar o Mundial Escolar de Atletismo sub-15. Os atletas-estudantes foram convocados pela CBDE (Confederação Brasileira de Desporto Escolar) para representar o Brasil na Gymnasiade 2023, considerada a maior competição mundial do desporto escolar.

A abertura oficial da competição foi realizada no último domingo (20) e reuniu 1.400 competidores de 46 países. A Gymnasíade volta ao Brasil depois de 10 anos, e foi a maior da história com a confirmação de 22 modalidades, sendo três do paradesporto. Entre elas estão o Atletismo, Atletismo Adaptado, Badminton, Basquete 3×3, Boxe, Dança, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Judô, Judô Paralímpico, Esgrima, Karatê, Natação, Paranatação, Taekwondo, Wrestling, Skate, Surfe, Xadrez, Tiro com Arco e Orientação, voltadas para estudantes-atletas de até 15 anos. Mato Grosso do Sul foi representado em cinco modalidades.

Nos siga no Google Notícias