Promessas do judô de MS, André e Henrique são campeões em jogos mundiais
Eles estavam entre os oito atletas-estudantes que participaram de competição
André Lucas Dodero, de 13 anos, e Henrique Biscaro Sena, com 15 anos, voltam para casa neste fim de semana com o ouro no judô conquistado no mundial Gymansiade 2023, competição sub-15 de 22 modalidades realizada no Rio de Janeiro (RJ) até este sábado (26). Os judocas representam Mato Grosso do Sul e são promessas do esporte.
Atletas e estudantes, eles competiram com adversários de outros países nas mesmas instalações utilizadas nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Dodero participou dentro da categoria até 50 kg e, Henrique, numa categoria acima.
- Leia Também
- Atletas de MS disputam a maior competição mundial do desporto escolar no RJ
- Com participação de 600 atletas, Clube Rocha promove campeonato de judô
André foi o primeiro a ganhar a medalha. Ele disputou o título nesta sexta-feira (25), contra um adversário da Romênia. "Levou a melhor de três. Foi a luta mais difícil da vida dele", diz o pai do atleta André Luiz Dodero, que acompanhou o filho.
Henrique teve a luta decisiva neste sábado (26). Os dois voltam para o Mato Grosso do Sul neste domingo (27).
De MS - Delegação composta por oito atletas de Mato Grosso do Sul foi para o Rio de Janeiro disputar o Mundial Escolar de Atletismo sub-15. Os atletas-estudantes foram convocados pela CBDE (Confederação Brasileira de Desporto Escolar) para representar o Brasil na Gymnasiade 2023, considerada a maior competição mundial do desporto escolar.
A abertura oficial da competição foi realizada no último domingo (20) e reuniu 1.400 competidores de 46 países. A Gymnasíade volta ao Brasil depois de 10 anos, e foi a maior da história com a confirmação de 22 modalidades, sendo três do paradesporto. Entre elas estão o Atletismo, Atletismo Adaptado, Badminton, Basquete 3×3, Boxe, Dança, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Judô, Judô Paralímpico, Esgrima, Karatê, Natação, Paranatação, Taekwondo, Wrestling, Skate, Surfe, Xadrez, Tiro com Arco e Orientação, voltadas para estudantes-atletas de até 15 anos. Mato Grosso do Sul foi representado em cinco modalidades.