ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Esportes

Ranking da CBF em 2016 traz Federação de MS em 22º lugar

Paulo Nonato de Souza | 26/12/2016 11:54

Com 1.877 pontos, a FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) fechará o ano de 2016 em 22º lugar no ranking da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), uma espécie de referencial da entidade nacional sobre a importância de cada uma de suas federações filiadas.

O critério de pontuação leva em conta a posição de cada uma das 27 federações representada pela somatória dos pontos de seus filiados nas competições nacionais e internacionais, como a Série A, Série B, Série C, Série D, Copa do Brasil, Copas regionais (Copa Verde no caso de Mato Grosso do Sul), Taça Libertadores e Copa Sul-Americana.

Sem equipes fortes e competitivas em torneios nacionais, Mato Grosso do Sul tem sido representado apenas na Série D, que corresponde a quarta divisão do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Verde, e não consegue ir além da primeira fase.

A última participação de clubes de Mato Grosso do Sul na Série A do Campeonato Brasileiro foi em 1986 com Operário Futebol Clube e Esporte Clube Comercial, ambos de Campo Grande. Eram 48 equipes, o Comercial terminou em 35º lugar e o Operário em 38º.

No ranking da CBF 2016, Mato Grosso do Sul está na frente do Espírito Santo, Rondônia, Tocantins, Amapá e Roraima. Com 91.732 pontos, a FPF (Federação Paulista de Futebol) aparece na liderança da lista das instituições estaduais, seguida pelas federações do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

CONFIRA NO LINK O RANKING DE FEDERAÇÕES DIVULGADO PELA CBF:

Nos siga no Google Notícias