A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 22 de Julho de 2018

26/12/2016 11:54

Ranking da CBF em 2016 traz Federação de MS em 22º lugar

Paulo Nonato de Souza

Com 1.877 pontos, a FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) fechará o ano de 2016 em 22º lugar no ranking da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), uma espécie de referencial da entidade nacional sobre a importância de cada uma de suas federações filiadas.

O critério de pontuação leva em conta a posição de cada uma das 27 federações representada pela somatória dos pontos de seus filiados nas competições nacionais e internacionais, como a Série A, Série B, Série C, Série D, Copa do Brasil, Copas regionais (Copa Verde no caso de Mato Grosso do Sul), Taça Libertadores e Copa Sul-Americana.

Sem equipes fortes e competitivas em torneios nacionais, Mato Grosso do Sul tem sido representado apenas na Série D, que corresponde a quarta divisão do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Verde, e não consegue ir além da primeira fase.

A última participação de clubes de Mato Grosso do Sul na Série A do Campeonato Brasileiro foi em 1986 com Operário Futebol Clube e Esporte Clube Comercial, ambos de Campo Grande. Eram 48 equipes, o Comercial terminou em 35º lugar e o Operário em 38º.

No ranking da CBF 2016, Mato Grosso do Sul está na frente do Espírito Santo, Rondônia, Tocantins, Amapá e Roraima. Com 91.732 pontos, a FPF (Federação Paulista de Futebol) aparece na liderança da lista das instituições estaduais, seguida pelas federações do Rio de Janeiro e Minas Gerais.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions