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Esportes

Sem dinheiro da TV, clubes apostam em patrocinadores

Gabriel Neris | 10/12/2012 23:57
Estadual 2013 foi apresentado durante evento em hotel de Campo Grande (Foto: Gabriel Neris)
Estadual 2013 foi apresentado durante evento em hotel de Campo Grande (Foto: Gabriel Neris)

Com um único representante na quarta divisão do futebol brasileiro, a esperança de ver um time do Estado em ascensão ressurgiu na noite desta segunda-feira (10) com o lançamento do Campeonato Estadual de 2013 no Novotel, em Campo Grande. Sem repasse da emissora detentora dos direitos de transmissão, os clubes se apegam à possibilidade de expor a marca de seus patrocinadores na telinha em pouco mais de três meses.

O contrato vigente entre FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) e TV Morena tem duração de quatro anos. Em 2011, foram seis partidas transmitidas ao vivo. A meta é chegar a 12 no ano que vem.

Na oportunidade, foi anunciado o patrocínio da montadora Chevrolet. De acordo com o presidente da FFMS, Francisco Cezário, serão R$ 150 mil investidos pela multinacional. A entidade ficará com 50% desse valor, enquanto o restante terá que ser fatiado entre 14 clubes para “necessidades pontuais”, conforme descreveu Cezário.

Segundo o representante nacional da Chevrolet, Sérgio Gomes, o torneio sul-mato-grossense se juntará a outros 18 Estados que também terão o patrocínio da montadora. “O futebol é nossa maior plataforma de esporte hoje de divulgação da marca. O Estado favorece muito”.

“Todos os campeonatos tem período muito curto. Conseguimos praticamente o Brasil inteiro com as principais praças onde têm transmissão. O retorno a gente vai esperar automaticamente, não estamos visando uma parceria a curto prazo. São dois anos, mas vamos estender seguramente”, complementou Gomes.

De acordo com Eddie Gutemberg, supervisor de promoções e eventos da Rede Mato-grossense de Televisão, a imagem do clube é que estará em exposição, independente do patrocínio e do valor pago.

“A gente está começando a criar uma identidade única, uma programação visual única para o campeonato. Em 2012 foi uma experiência, cada praça, cada sede tinha uma realidade diferente de patrocinador, a forma como ele conseguia expor a sua marca. Esse ano a gente já conseguiu com que cada presidente de clube entendesse a forma de como aplicar a marca do patrocinador na competição”, comentou.

Representante da Chevrolet, Sérgio Gomes, revela que contrato terá duração de dois anos (Foto: Gabriel Neris)
Representante da Chevrolet, Sérgio Gomes, revela que contrato terá duração de dois anos (Foto: Gabriel Neris)

O prefeito eleito de Naviraí, Leo Matos, que atualmente é presidente da torcida organiza CEN Loucura, cargo que deixará no dia 31 deste mês, afirma que a transmissão ajudará a amenizar o investimento do recurso público nos clubes. “Tem facilitado muito levar os projetos para as empresas. Bem explicado e mostrando resultados, as empresas vêm. Estamos com facilidade em alocar recursos e captar parceiros, diminuindo o investimento do recurso público e entrando com a iniciativa privada”.

O evento de lançamento do Estadual também contou com a presença do diretor-presidente da Fundesporte (Fundação de Desporte e Lazer de Mato Grosso do Sul), representando o governador André Puccinelli. Custos de arbitragem, hospedagem, transporte e as bolas utilizadas na competição serão bancados pelo governo do Estado.

De acordo com a tabela divulgada pela FFMS, a competição terá início no dia 19 de janeiro (sábado). As finais estão marcadas para os dias 28 de abril e 5 de maio.

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