ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Esportes

Torcida para a França sofre em café e até no carro, mas comemora vitória

Adriano Fernandes | 30/06/2018 13:00
Amigos na torcida pela França durante o jogo, esta manhã. (Foto: Adriano Fernandes)
Amigos na torcida pela França durante o jogo, esta manhã. (Foto: Adriano Fernandes)

Torcedor que se preze sabe que em época de Copa do Mundo, nada pode ser empecilho na hora de assistir o jogo do time do coração. Ainda mais em embates como o desta manhã (30), entre França e Argentina, intensos até os últimos minutos.

Seja no trabalho, num dos poucos redutos de franceses na Capital ou até no carro da Uber. No café e doceria Lê Parisienne, por exemplo, até os funcionários entraram na modesta torcida pelo time que saiu de campo vitorioso, por 4 a 3, depois de superar a garra Argentina.

"Mas a França é um time que joga muito bem sob pressão, então quando saiu o 2 a 2 eu sabia que eles iam melhorar o desempenho em campo", comentou a empresária Paolla Ayache, de 28 anos. Já o marido e também proprietário do l'atelier Freddy Ayache, de 29 anos, pontuou que o time, apesar da bonita vitória, ainda pode melhorar.

Inclusive, se tiverem de enfrentar o Brasil nas próximas rodadas. "Estão jogando muito parado, tem que ter mais movimento em campo. Se tiverem que pegar o Brasil jogando assim podem acabar perdendo. Mas a França também tem jogadores muito bons, experientes e que jogam em outros clubes importantes, então eu já sabia que eles iam ganhar hoje", explica.

Funcionários também entram na torcida, mesmo durante o oficio.(Foto: Adriano Fernandes)
Funcionários também entram na torcida, mesmo durante o oficio.(Foto: Adriano Fernandes)

Mas, diante do impasse Brasil ou França na final, ele teve cautela. "A torcida dos jogos é sempre pela Franca, mas quanto a quem ganha a Copa prefiro não arriscar", sorri. No café a torcida se resumiu ao casal de empresários e dois amigos, um deles conterrâneo que chegou poucos minutos antes do final do jogo, arriscando um português para acompanhá-los na torcida tomando vinho branco.

Costume típico da França bem diferente da popular cerveja com churrasco dos brasileiros. "Mas os funcionários também torcem viu! Só não sei se é por se sentirem obrigados pelo patrão ser da França", brinca, Freddy.

Também na torcida pela França, a “agulha do palheiro” garimpada pela reportagem foi um cearense, motorista de Uber, mas que retorna para França, antes do final do ano. O simpático Jackues Farias, de 45 anos, morou no país por quatro anos, antes de vir a Capital. Assistindo o jogo pelo celular enquanto trabalhava o motorista foi enfático.

“Quem ganha a copa é a França ou Portugal. O Brasil deixou de jogar com amor a pátria e a seleção, há muito tempo", se queixou. Em Campo Grande ele conta que chegou abrir um Bar que já foi pauta no Campo Grande News, mas vendeu tudo para voltar para Arcachon, comuna francesa no litoral da França. “Minha mulher e filho já estão lá”, conclui.

Motorista da Uber, cearense com coração na França, assistiu o jogo na telinha do celular. (Foto: Adriano Fernandes)
Motorista da Uber, cearense com coração na França, assistiu o jogo na telinha do celular. (Foto: Adriano Fernandes)

Mata-mata

Com o resultado a França avança às quartas de final do Mundial. Griezmann abriu o placar cobrando pênalti logo aos 7 minutos de jogo. O empate argentino veio com um gol de Di María de fora da área.

A albiceleste conseguiu virar logo no segundo minuto do segundo tempo com Mercado, mas aos 11 minutos, Pavard acertou um chute na entrada da área e deu empate novamente. A virada francesa veio com dois gols de Mbappé, um aos 18 e outro aos 22 da etapa final. Nos acréscimos Aguero apareceu livre na pequena área diminuou, mas quando já era tarde demais.

A próxima partida da França está marcada para a próxima sexta-feira, às 11h (de Brasília) no estádio de Novgorod. O adversário francês será decidido ainda hoje (30), na partida entre Portugal e Uruguai.

Nos siga no Google Notícias