ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Jogo Aberto

A pedido de deputados, MDB adia convenção

Marta Ferreira | 11/07/2018 06:00

Para depois – Deputados estaduais do MDB apresentaram ao presidente regional da sigla e pré-candidato do partido ao governo do Estado, André Puccinelli, pedido para adiar a convenção do partido, que já estava prevista para o dia 21 de julho. A solicitação foi acatada e a nova data deve ser anunciada na semana que vem.

Praticidade – Para os deputados emedebistas, a realização do encontro em uma data comum com os demais aliados tornará mais fácil a elaboração das atas e da coligação. Além disso, argumentam que o adiamento dará mais prazo para definição das candidaturas e a criação de um ambiente de “fortalecimento e união” para lançarem os projetos eleitorais.

Timing – Lideranças partidárias são consensuais em evitar divulgar o arco de alianças muito antes dos registros oficiais para evitar tentativas de rivais de desconstruirem os entendimentos, Não seria novidade, já que isso ocorreu no passado político recente do Estado.

Concorrentes - Além do MDB, o PDT também marcou sua convenção para o dia 21 de julho e por ora a data está mantida. O PSDB, que vem realizando diversas reuniões para fechar a chapa, marcou para oficializar a candidatura no dia 4 de agosto, a um dia do fim do prazo.

Na mesa – Falando nos partidos, dirigentes e integrantes de comissões provisórias têm reunião marcada na quinta-feira (12) no Tribunal Regional Eleitoral, às 14h. Em pauta, procedimentos que antecedem as convenções, total de candidatos por partido (incluindo as cotas por sexo), orientações sobre registro de candidaturas e as novidades para a disputa deste ano, entre outros temas.

"Material escolar" - Cada representante de partido vai receber do Tribunal uma papelada com as regras. O kit inclui manual para a realização das convenções, manual de registro de candidaturas, de pesquisas eleitorais e uma cartilha sobre como apresentar recursos à justiça. Além disso, será fornecido um livro com as resoluções eleitorais. Tudo para tentar evitar os abusos no período eleitoral.

Risco – A Assembleia Legislativa sedia às 14h30 desta quarta-feira (11) audiência pública sobre o tratamento de anemia falciforme, doença causada pelo rompimento frequente de glóbulos vermelhos e que é mais comum na população negra. A reunião acontece no plenário da Casa e é aberta à comunidade.

Zueira – O vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), não perdeu a piada. Durante a votação da LDO ontem ele ficou quieto, mas ao final brincou que “queria discutir”, em alusão a uma oportunidade anterior em que colegas “dormiram no ponto” em uma votação, e depois reclamaram.

“Pé frio?” – O advogado Carlos Marques, ex-presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Mato Grosso do Sul e conhecido por defender políticos e grandes empresas, está entre os muitos brasileiros que permanecem na Rússia, apesar da eliminação da seleção brasileira. Ele foi com ingresso comprado para a ver a semifinal, na torcida para que o time de Tite estivesse nela, e acabou vendo a França vencer a Bélgica.

Torcida animada – Apesar do mau resultado brasileiro, Marques tem publicado vídeos mostrando que o torcedor já assimilou a derrota e, já que gastou tanto para viajar, segue fazendo festa. Ontem, por exemplo, um grupo de “amarelinhos” cantava o hino nacional durante a partida entre franceses e belgas, além de sambas e cantos de torcida.

(Com Humberto Marques e Kleber Clajus)

Nos siga no Google Notícias