ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Jogo Aberto

Afastado da função, delegado faz tour pelo Chile

Anahi Zurutuza, Jéssica Benitez e Jhefferson Gamarra | 17/08/2022 06:00
Delegado em foto postada nesta terça-feira (16). (Foto: Reprodução das redes sociais)
Delegado em foto postada nesta terça-feira (16). (Foto: Reprodução das redes sociais)

Turistando - Afastado das funções desde junho, após ser alvo da Operação Codicia (ganância, em espanhol), o delegado de polícia Rodrigo Blonkowski está aproveitando o tempo livre para turistar. Nesta semana, ele postou fotos em rede social do tour pelo Chile. O servidor esteve em vinícola, onde fez degustação de queijos e vinhos, passeou pelas ruas de Valparaíso e esteve na cidade de Vina Del Mar, cuja costa é banhada pelo oceano Pacífico.

Investigação – Em junho, Blonkowski chegou a ser preso por posse ilegal de munições durante buscas na casa dele, em Corumbá, e o afastamento, assinado pelo corregedor-geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Clever José Fante Esteves, é por tempo indeterminado. O delegado atuava em Ponta Porã e é investigado por supostamente participar de esquema de cobrança de propina para a liberação de veículos apreendidos na fronteira com o Paraguai.

Idade - Nunca é tarde para começar. Estreante em eleições, o candidato a vice-governador na chapa do União Brasil, produtor rural Alberto Schlatter (Pode), é o postulante mais velho registrado em Mato Grosso do Sul. No próximo dia 30, ele completa 90 anos e é a primeira vez que ele se candidata.

Mais – Logo atrás “no ranking da melhor idade”, estão três nomes já conhecidos do eleitorado sul-mato-grossense: Zé Teixeira (União Brasil) com 82 anos, George Takimoto (MDB) com 81 anos e Londres Machado (PP) com 80 anos. Todos são candidatos a deputado estadual e têm ou tiveram mandato na Assembleia Legislativa.

Novinhos – Entre os candidatos mais jovens nestas eleições, dois têm apenas 21 anos: Juliano Alexandre (Psol) e Raissa Lopes (Pode). Ambos tentam eleição como deputados estaduais. Raissa não é estreante. Apesar da pouca idade, tentou ser vereadora por Campo Grande em 2020.

Julgamento – Embora já esteja permitido chamar o concorrente destas eleições de candidato, a Justiça Eleitoral começou agora a julgar se os registros de candidatura estão aptos ou não à disputa. Até o momento, 15 nomes foram deferidos em Mato Grosso do Sul, nenhum foi indeferido. O restante aguarda julgamento.

Sorteio - O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) define, nesta quarta-feira (17), a ordem em que será veiculada a propaganda dos candidatos no horário eleitoral gratuito de rádio e TV, que começa em 26 de agosto. O encontro será coordenado pelo juiz Wagner Mansur Saad.

Rumo aos 55 – Após legislar em causa própria, ao propor na Câmara Municipal o Dia Municipal do Nutrólogo, o médico e vereador Sandro Benites (Patriota) protocolou outros dois projetos semelhantes: a criação do Dia do Ortopedista e Dia do Cardiologista. De acordo com o CFM (Conselho Federal de Medicina), no Brasil existem 55 especialidades médicas, caso o parlamentar queira contemplar todos os profissionais, vão faltar dias no Calendário de Campo Grande.

Inflado – Na mesma pegada, de lotar o calendário municipal com datas comemorativas, o vereador Otávio Trad (PSD), que recentemente sugeriu a criação do Dia da Cerveja, protocolou novo projeto para a criação do Dia Municipal da Música Sertaneja Universitária. Como justificativa o parlamentar apontou a preocupação em “valorizar e destacar” esse estilo musical.

Prêmio – Mato Grosso do Sul terá cinco representantes em um dos principais eventos voltados para o setor de comunicação no País, o Prêmio Top Mega Brasil. A premiação irá reconhecer profissionais e agências de comunicação divididos pelas cinco regiões. Entre os finalistas da região Centro-Oeste, estão Anderson Polarini (Suzano), Bianca Nigres (Energisa) e Sidnei Ramos (Eldorado Brasil), na categoria executivos de comunicação, e as agências Contexto Mídia e Resultado, na categoria agências de comunicação corporativa.

Nos siga no Google Notícias