ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  22    CAMPO GRANDE 31º

Jogo Aberto

Agora até animal vai ganhar Medalha do Mérito Legislativo

Por Anahi Zurutuza, Gabriela Couto e Caroline Maldonado | 21/06/2024 06:00
Cadela Laika durante visita ao Campo Grande News. (Foto: Paulo Francis)
Cadela Laika durante visita ao Campo Grande News. (Foto: Paulo Francis)

Inédito - A cadela Laika, que atuou no resgate de vítimas da enchente no Rio Grande do Sul, em equipe do Corpo de Bombeiros, agora dá nome a uma honraria na Câmara Municipal. A Medalha do Mérito Legislativo Laika poderá ser concedida por vereadores a animais que tenham prestado relevantes serviços de salvamento e proteção à vida ou de destaque em auxílio à segurança pública. A ideia foi do vereador Epaminondas Neto, o “Papy” (PSDB), e ganhou apoio dos demais.

Problema - A briga entre moradores que acham que a Feira Bosque da Paz “desvaloriza” o Bairro Carandá Bosque ganhou mais um desdobramento. Desta vez, moradores foram à Câmara Municipal entregar ofício com outra queixa. Eles solicitaram apoio dos vereadores para conseguir fiscalização de trânsito no entorno do evento, que ocorre sempre no terceiro domingo do mês. Eles alegam que fica difícil sair de casa com veículos estacionados de forma irregular. O vereador André Luís Soares da Fonseca, o “Prof. André” (PRD) ficou de marcar reunião com a Polícia Militar para ver se o Batalhão de Trânsito pode atender a demanda.

Dinheiro na mochila – Agentes do Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado) e Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção) acostumados a encontrar “de tudo” durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão não podiam imaginar com o que se deparariam no dia 3 de abril, quando foram a endereços ligados aos 22 investigados da terceira fase da Operação Tromper. Numa das residências, antes da entrada da equipe que vasculharia o local, a mulher de um dos alvos escondeu dinheiro em espécie numa mochila de criança e tentou despachar o valor não declarado com a filha, mas o disfarce foi descoberto.

Rastreio – Além do garimpo em portais da Transparência, de dados oficiais, das horas analisando material apreendido ou obtido por meio das quebras de sigilo dos telefones de investigados e do trabalho de campo, os rastros deixados nas redes sociais também foram seguidos pelo Gecoc para descobrir as falcatruas em Sidrolândia. Até curtidas e amigos em comum nas redes sociais serviram como “prova” de ligações suspeitas entre alvos da Tromper.

Cansei – O interrogatório de Tiago Basso da Silva, o ex-servidor que virou delator e ajudou a Operação Tromper a “pegar” o vereador Cláudio de Almeida Serra Filho, o Claudinho Serra (PSDB), caminhava para o fim e o depoente falava sobre o esquema do desvio de combustíveis na Prefeitura de Sidrolândia, quando um dos promotores que conduzia o depoimento pediu ao colega para mudar a pauta. Embora tenha falado baixinho, o gravador na sala do Gaeco captou a frase carregada de exaustão: “cansei desse assunto”. Dali para frente, foram mais 20 minutos e a audiência foi encerrada.

Comissão formada - O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) formou a comissão que irá julgar o qual a melhor proposta para substituir o monumento da Themis, deusa grega da Justiça, que fica no Fórum de Campo Grande. A comissão é formada por cinco membros, entre eles dois juízes auxiliares, os diretores das secretarias de obra e comunicação do TJ, e o artista visual e crítico de arte Humberto Augusto Miranda Espíndola.

Tá demorando - O presidente da comissão temporária que acompanha o inquérito e o processo judicial movido contra conselheiros do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado) afastados por decisão judicial por suspeitas de corrupção, deputado estadual Carlos Alberto David, o Coronel David (PL), apresentou nesta quinta-feira (20) uma reclamação formal ao Corregedor Nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, sobre o excesso de prazo nos processos relacionados às Operações Mineração de Ouro e Terceirização de Ouro, que resultaram no afastamento de três conselheiros: Ronaldo Chadid, Waldir Neves e Iran Coelho das Neves.

Procedimento preparatório - A 1ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social da comarca de Bonito abriu procedimento para apurar suposto desvio de valores do orçamento da Câmara Municipal, oriundo de seus duodécimos, para a prefeitura, realizado pelo presidente do legislativo municipal, sem a respectiva finalidade declarada, em aparente prática de desvio de finalidade da verba pública.

É rio! - A Capital tem somente um rio, o Anhanduí, mas, não raro, quando ele é mencionado em atos da prefeitura é chamado de córrego. Nesta quinta-feira (20), o aviso de licitação da obra para conter desmoronamento na Avenida Ernesto Geisel foi publicado com o equívoco. No mesmo dia, em resposta ao Campo Grande News sobre uma passarela de madeira danificada no Jardim Nova Esperança, a nota da prefeitura veio com o mesmo erro.

Sabe perder? - Deputado estadual Paulo Duarte (PSB) brincou que está chateado com o jogo entre os times dos deputados e do governo na terça-feira (18). "O pênalti do governador foi roubado. De forma vergonhosa o secretário Eduardo Rocha se jogou para marcar o pênalti", brincou.

Afiada - Senadora Soraya Thronicke (Podemos) se posicionou mais uma vez sobre a nova polêmica do momento: as falas do pastor André Valadão contra o Ensino Superior. Ele reclamou do incentivo dos pais para os filhos irem para faculdade e disse que até vender picolé é mais negócio. "Por acaso ele já vendeu picolé? E os três filhos? Fazem ou fizeram faculdade ou venderam picolé?? Ahhh conta outra Validão".


Nos siga no Google Notícias