ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Jogo Aberto

Aos mais próximos, André garante que não será candidato

Waldemar Gonçalves | 01/07/2016 06:00

André não vai – Para os mais próximos, o ex-governador André Puccinelli (PMDB) já decretou: não será candidato a prefeito de Campo Grande na eleição de outubro. A família e pesquisas, que revelam rejeição difícil de reverter, pesaram na decisão. Para o público, no entanto, mantém o suspense mais um pouco.

Blindado – O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), retomou agendas públicas com estratégia que inclui segurança reforçada para blindar a imprensa. Durante a inauguração de uma creche, ontem, ele ignorou perguntas sobre problemas na área de saúde e demissões da Omep e Seleta, por exemplo, enquanto um homem de preto afastava os jornalistas. Em cima do palco, reclamou de alguns veículos de comunicação.

Dia de alegria – Além de segurança, Bernal também era protegido por uma fã e fiel escudeira: a secretária municipal de Educação, Leila Machado, que não deixava ninguém chegar perto. Em seu discurso, a secretária pediu "aplausos para a merenda" e para "uniformes de tanta qualidade", contrariado duas questões polêmicas na área atualmente na Capital.

Surpresa – No palco, ao lado de Bernal estava a vereadora Magali Picarelli (PSDB). A tucana não discursou, mas sua presença causou espanto, por ela ser de partido adversário e não frequentar as rodas de Bernal, ao contrário da aliada Luíza Ribeiro (PPS), que também compareceu. Em seu discurso, Luíza exclamou que, em 10 meses, Bernal fez mais pela educação infantil que os gestores dos 16 anos anteriores.

Sem surpresa – Já o discurso do prefeito continua político e repetitivo. Ao microfone, lembrou do caos quando assumiu, falou de novo do "golpe" e de "pessoas focadas em campanhas caluniosas" contra ele. "Recebi a Prefeitura no buraco e sem dinheiro, mas tapamos não só o buraco do cofre, mas das ruas também". Ao final, deixou uma frase de impacto, que poderia ser um bom slogan político se não fosse tão questionável: "Campo Grande avança a passos largos e está muito bem, obrigado".

Dignidade para quem? – Ainda no discurso, Bernal ressaltou ter dado “dignidade” às famílias da Cidade de Deus, que receberão 50 casas nesta sexta. Porém, esqueceu de dizer que mais de 300 famílias de catadores retirados da mesma favela ainda aguardam suas casas, que sequer começaram a ser erguidas.

Cheio de agendas – A sexta-feira promete: Bernal passará o dia inteiro em compromissos públicos, eventos e inaugurações antes do início do período eleitoral, quando tudo isso é proibido e que começa no sábado (2).

Remanescentes – Os chamados “remanescentes” do concurso da Polícia Militar de 2013 foram novamente na Assembleia Legislativa, tentar o apoio dos deputados. Desta vez o pedido nem foi para convocação dos candidatos e sim para que o concurso seja prorrogado por mais dois anos, já que ele vence hoje. A intenção é ter mais tempo para negociar com o governo a convocação de 2,4 mil que estão na espera.

Alerta da OAB – A OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Mato Grosso do Sul) distribuiu ontem nota do comando nacional da instituição em que, entre outras coisas, “repudia a crescente escalada de quebra de sigilos das comunicações entre clientes e advogados, porquanto essa é a garantia básica do exercício da advocacia”. A Ordem alerta que “não se deve criminalizar o exercício do direito de defesa”.

Abusos – A OAB indica que tem havido abuso em procedimentos investigatórios. “A quebra dos sigilos telefônicos e de dados dos cidadãos, nos termos que prevê a lei, somente deve ser realizada após esgotados os outros meios de investigação e não como a primeira diligência investigatória”.

(com a redação)

Nos siga no Google Notícias