ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 24º

Jogo Aberto

Até em material do MP mulher negra faz faxina

Por Fernanda Palheta | 14/03/2024 06:00
Cartaz em porta-toalhas, no banheiro do Ministério Público de MS. (Foto: Direto das Ruas)
Cartaz em porta-toalhas, no banheiro do Ministério Público de MS. (Foto: Direto das Ruas)

Raízes históricas - Quem deveria dar o exemplo, acaba reforçando o estereótipo da mulher negra em trabalhos domésticos. No banheiro do Ministério Público Estadual, cartaz divulgando o serviço de limpeza exibe uma mulher negra.

Estrutural - Ao entrar no local, leitora ficou indignada com a reprodução que considera preconceituosa, colada no porta-toalhas. "Pensando em racismo estrutural... olha o que eu encontro no banheiro da instituição: a mulher da limpeza tem que ser negra?", reclama leitora que enviou a imagem ao Campo grande News.

Bolsonarista centenária - Aos 103 anos, bolsonarista famosa, conhecida como Vovó Zizi, aproveitou o ato de filiação do PL em Dourados para ingressar no partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. Mesmo com voto facultativo na idade dela, fez questão de ir às urnas em 2022 e votar no ex-presidente no primeiro e no segundo turno do pleito eleitoral.

Fã mesmo - Em 2021, Vovó Zizi enfrentou temperaturas negativas e viajou até Ponta Porã, para conhecer Bolsonaro, que estava em agenda no município. Com a filiação ao PL, a centenária eleitora pretende continuar seu ativismo político. Admiradora incansável, a nova integrante do PL relatou que sempre ora pelo ex-presidente e pelo Brasil. Filha de gaúchos, Vovó Zizi nasceu em Dourados e iniciou sua vida profissional como professora, ensinando crianças de casa em casa.

Uma vez ativista, sempre ativista - Em recente evento da área jurídica, o secretário-executivo de Direitos Humanos, Ben-Hur Ferreira, relembrou de toda sua luta contra o racismo e por direitos para pessoas negras, mas contou que agora agregou um novo ativismo. Chegou aos 60, tornou-se avô, e ganhou nova causa: o combate ao etarismo.

Contraditório - Pegou mal para o deputado estadual Pedro Kemp (PT) a defesa tardia do livro "O Avesso da Pele", censurado nas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul. Como informado nesta coluna, a primeira reação dele na Assembleia Legislativa foi engrossar o coro contra a obra, por achar que a linguagem era inapropriada. Acontece que ontem ele voltou atrás, admitindo que nem sequer havia lido o romance.

Manda pra cá - Kemp disse que mudou de ideia porque finalmente leu o livro e até reclamou da falta de argumentos contra o texto. Inclusive, avisou que, se o governador não quer entregar os livros nas escolas para adolescentes, pode dar a ele, pois conhece muita gente que vai querer ler e pode distribuir.

Mãozinha - Um dos eventos com maior público em Mato Grosso do Sul - e com ingressos caros, diga-se de passagem - ganhou uma ajudinha da Fundação Estadual de Cultura. A Acrissul vai receber R$ 200 mil como apoio à Expogrande 2024. As entradas nos shows chegam a R$ 599,00, caso da estrela sertaneja Ana Castela.

Cognome - A CCJR (Comissão de Constituição de Justiça e Redação) da Assembleia Legislativa deu aval para que o Estado utilize o cognome 'Estado do Pantanal' nos logotipos oficiais de todos os poderes em Mato Grosso do Sul. Agora, o projeto de lei segue para o plenário, sob justificativa de impulsionar o turismo e o desenvolvimento econômico.

Participação popular - Dando seguimento ao que agora é regra, a prefeitura vai apresentar EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança) referente a um condomínio com 200 unidades da Vanguard Home Empreendimentos Imobiliários Ltda., que será na Rua Nova Era, no Bairro Bela Vista. A audiência será no dia 30 de abril, às 18h, no auditório da Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano), no Jardim Paulista. O encontro é para garantir que moradores da região participem das discussões.

Nos siga no Google Notícias