ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  02    CAMPO GRANDE 26º

Jogo Aberto

Câmara pode perder reajuste por ludibriar calendário

Por Maristela Brunetto e Caroline Maldonatto | 23/02/2024 06:00
Prédio da Câmara Municipal de Batayporã. (Foto: Assessoria)
Prédio da Câmara Municipal de Batayporã. (Foto: Assessoria)

Perdeu o time - Os vereadores reeleitos em Batayporã correm o risco de perder reajuste nos salários no ano que vem. Ação civil pública aponta que eles ludibriaram o calendário para aprovar, fora do prazo, aumento salarial para a próxima legislatura. A lei proíbe qualquer ato que represente aumento da despesa com pessoal nos 180 dias anteriores ao final do mandato do titular, o que não foi respeitado.

Sete dias depois - A lei nº 1.236, aprovada em 7 de julho de 2020, que aumentou os salários dos vereadores da atual legislatura (2021-2024) de R$ 5.500,00 para R$ 7.596,68, foi aprovada sete dias depois do prazo legal, violando o art. 21 da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Ligado - Ficou mais fácil para a população acompanhar os votos dos vereadores aos projetos que passam pela Câmara da Capital. Na sessão desta quinta-feira (22), o grande painel instalado atrás da mesa diretora exibiu o nome e o voto dos parlamentares para cada projeto.

Aulinha - Antes, a imprensa e até mesmo os vereadores tinham dificuldade para saber quem votou o que. No primeiro dia, o presidente da Câmara Carlos Augusto Borges, o "Carlão" (PSB), teve que ser bem didático, mas correu tudo certo.

Chega! - O vereador Claudio Serra, o Claudinho Serra, PSDB, fez um desabafo na última sessão. Disse que está "cansado de polarização" em torno das discussões para as decisões dos pré-candidatos à prefeitura de Campo Grande e reafirmou o candidato da sigla, deputado federal Humberto Pereira, o Beto Pereira.

Caminho - A obra para abrir um novo acesso à UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), pela Rua Corguinho, está nas mãos da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. O vereador Ronilço Cruz, o "Guerreiro" (Podemos), esteve com ela na quinta-feira (22), pedindo que a obra seja incluída no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Frota de vans - Segundo o parlamentar, Simone garantiu que o serviço será incluído no próximo programa. Ele também pediu pelo menos cinco vans adaptadas para transporte de estudantes com deficiência às escolas e a revitalização da Rua Barão do Rio Branco. A ministra ficou de estudar como viabilizar recursos para esses projetos

Avisa o STF - A Procuradoria Geral do Estado informou ao STF que Mato Grosso do Sul tem legislação nova de proteção ao Pantanal, vigente desde domingo. A informação foi acrescentada esta semana em três ADPFs (ações de descumprimento de preceito fundamental) em que se discute se houve omissão do poder público em proteger o bioma, diante das queimadas ocorridas em 2020 e 2021.

Nova data - Incluídas na chamada pauta verde, que envolve também ações sobre a Amazônia, as ADPFs teriam o julgamento retomado na quarta-feira e foram repautadas para semana que vem, após a inclusão das informações

Ele gostou – Depois de assumir a presidência da comissão do Senado para negócios com o Azerbaijão, o senador Nelsinho Trad (PSD) conseguiu vingar a criação do Grupo Parlamentar Brasil-Líbano. Segundo o texto a ser promulgado, “a cooperação pode incluir visitas, eventos de debates, estudos e encontros, permuta periódica de publicações e trabalhos sobre matéria legislativa, intercâmbio de experiências parlamentares e outras atividades”.

Nos siga no Google Notícias