ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 27º

Jogo Aberto

Com reajuste em risco, retaliação começa na Câmara

Lucimar Couto, Mayara Bueno e Humberto Marques | 19/12/2018 06:00

Retaliação – Nos bastidores, a conversa é de a derrubada dos vetos ao Plano Diretor de Campo Grande, por parte dos vereadores, ocorreu em retaliação a atitude do prefeito Marquinhos Trad (PSD) sobre o reajuste salarial dele e dos parlamentares.

Encontro - O Campo Grande News apurou que uma conversa entre integrantes dos poderes Executivo e Legislativo tratou de um possível veto do prefeito ao projeto que reajusta a remuneração dos parlamentares em 47%. Os parlamentares garantiram que, se isso ocorrer, a Câmara derruba o veto.

Sabonete – Em entrevista, os vereadores são bem escorregadios em relação ao assunto. Só falam que tem de ser “uma coisa de cada vez”. Hoje, o projeto de lei que prevê o reajuste está nas mãos do prefeito, após ter sido aprovado por 22 votos favoráveis dos vereadores e 2 contras. Segundo o presidente da Câmara, vereador João Rocha (PSDB), o “rito” do trâmite precisa ser respeitado. Primeiro, o chefe do Executivo municipal decide se veta ou não e, posteriormente, os parlamentares discutem novamente.

Atenção, galera – Em quase todas as situações em que os vereadores precisam votar pela manutenção ou derrubada de determinado veto, a confusão começa já na hora de informar o voto. Isso porque, se o parlamentar quiser manter o veto, precisa dizer “sim”, mas tem gente que confunde com o “não”. Por isso, o presidente da Câmara Municipal, João Rocha, sempre tenta explicar didaticamente como os vereadores têm de responder.

Plano Diretor – A mais recente situação ocorreu ontem, quando os parlamentares tiveram de responder sobre os vetos ao Plano Diretor. “Não estão entendendo o ‘espírito’ do ‘rejeitar e manter’ o veto”, disse aos vereadores, chamando-os, inclusive, para uma reunião de esclarecimentos. “Melhor do que ficar votando na insegurança”.

Herança - O senador eleito Nelsinho Trad (PTB) agiu rápido em Brasília. Já tem onde morar e trabalhar. Garantiu a estrutura do gabinete do senador Moka, que não se reelegeu. O ex-prefeito conseguiu manter o quadro de assessores de Moka, considerado um dos melhores no Senado.

Um fora - O único que não fará parte da equipe de Trad é o jornalista campo-grandense Antônio Carlos Teixeira, ex-Correio do Estado e Diário da Serra. Teixeira preferiu retornar ao seu órgão de origem, o Ministério da Fazenda, onde é concursado.

Up grade - Para o ex-assessor, a troca é up grade. Ele deve comandar a área de comunicação da Receita Federal em todo o país, inclusive a do Paraná, a terra da Operação Lava Jato.

Acabou a mamata? - A partir de 2019, só 180 de 18 mil magistrados devem ter acesso ao auxílio moradia. Em Mato Grosso do Sul, a concessão do benefício deve ser praticamente nula.

Aula magna - Mas por outro lado, os gastos continuam no Poder Judiciário. Nesta semana, foram pagos R$ 54 mil em inscrições para uma noite de palestra em Campo Grande sobre 30 anos da Constituição, com o ministro Luis Roberto Barroso.

Nos siga no Google Notícias