ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Jogo Aberto

Defesa de Giroto cita Lula ao criticar juiz da Lama Asfáltica

Lucia Morel, Adriel Mattos, Gabriela Couto e Anahi Zurutza | 18/12/2021 07:00
Giroto durante entrevista ao Campo Grande News em 2019. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Giroto durante entrevista ao Campo Grande News em 2019. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

Giroto livre – Ao conceder habeas corpus para suspender quatro ações contra o ex-deputado federal e ex-secretário de Estado de Obras Públicas, Edson Giroto, o desembargador do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) citou trecho de argumentação da defesa em que o caso do político é comparado com o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Giroto lá – “Alega que a autoridade coatora praticou ilegalidades ao tecer considerações de cunho acusatório, com incursões que constituem antecipação de responsabilidade penal, inclusive em procedimentos em que o paciente sequer foi acusado. Citam o decidido pelo STF no julgamento do Habeas Corpus nº 193.726, impetrado em favor do ex-Presidente Luís Inácio Lula da Silva”, escreveu Fontes.

Fora – A autoridade coatora em questão é o juiz da 3ª Vara Federal de Campo Grande, Bruno Cezar da Cunha Teixeira. A defesa de Giroto conseguiu no TRF3 afastar o magistrado de processos em que ele é réu, reiniciando o andamento. O mesmo aconteceu com Lula, que teve processos relativos na Operação Lava Jato reiniciados após a declaração de suspeição do ex-juiz Sergio Moro.

De novo – O MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) vai ter que iniciar 2022 refazendo a lista sêxtupla para uma das duas novas vagas de desembargador do TJMS (Tribunal de Justiça). O MP enviou uma lista com seis nomes para esta e outra cadeira, da desembargadora aposentada Tânia Garcia de Freitas Borges.

Não dá – O tribunal votou e reduziu a lista a três nomes, que resultou na nomeação do procurador Alexandre Raslan pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Mas agora, precisa de mais três para formar outra lista para o chefe do Executivo estadual.

Concorrentes – Os procuradores Antonio Siufi Neto, Aroldo José de Lima, Esther Sousa de Oliveira, Jaceguara Dantas da Silva e Marcos Antonio Martins Sottoriva, além do promotor Luciano Bordignon Conte estão inscritos. A votação será em 12 de janeiro.

Buracão do Azambuja – O governador Reinaldo Azambuja mostrou ter conhecimento dos apelidos que as obras ganham no Estado. A cratera formada pelo assoreamento do Córrego Réveillon, que passa pelo entroncamento das avenidas Mato Grosso e Hiroshima, na entrada do Parque dos Poderes, segundo ele, é conhecida por aí como o “buracão do Azambuja”. A declaração foi durante a entrega da reforma do receptivo do Parque Estadual do Prosa e lançamento do Programa Estrada Viva, na sexta-feira (17).

Parto – Não foi só apelidos que o governador revelou no seu discurso de inauguração do novo receptivo de autoridades do governo do Estado. No lago formado pela fonte do Córrego Desbarrancado, com águas cristalinas, ocorreu o parto de uma anta. “Esses dias, uma anta deu cria aqui dentro do lago”, contou.

Companheiras – O local também que funcionará como palácio do governo é dentro da mata do Parque do Prosa. “Nossas companheiras são as capivaras. Direto você vê elas andando aí fora”, comentou.

Alívio – O diretor-presidente do Hospital Regional de Campo Grande, Lívio Leite, comemorou a redução das internações por covid-19 e já vislumbra um fim de ano mais próximo do normal. Para ele, este será o “Natal do abraço”. “Podemos enfim comemorar um Natal em família, e comemorarmos também, a primeira semana em mais de 18 meses sem novos casos de covid no Hospital Regional. Abracem seus familiares e amigos, lembrando sempre o quanto cada um de vocês são importantes para o hospital e os pacientes. Comemorem”, declarou.

Nos siga no Google Notícias