A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2018


  • Jogo Aberto
  • Jogo Aberto

    jogoaberto@campograndenews.com.br


20/10/2018 07:00

Depois das eleições, vem o "limpa pauta" na Assembleia

Marta Ferreira

Só depois - O deputado estadual Cabo Almi (PT), reeleito para mais um mandato, admite que a normalidade das sessões da Assembleia só vai ser retomada depois do fim do segundo turno. Daí, afirma, será a hora de limpar a pauta, já preparando o fim dessa legislatura. "Naturalmente vai voltar ao normal com o fim das campanhas", diz.

“Normal” - George Takimoto (MDB), que foi candidato a deputado federal e não se elegeu, também segue o mesmo raciocínio. Dizer que em período eleitoral, é natural que os deputados estejam em suas bases pedindo voto, sendo um "momento importante" para definir o cenário político. "Mas depois tudo muda de figura".

Esforço – Embora as sessões sem julgamento tenham sido situação comum no primeiro turno, e continuem mesmo depois de encerrada a disputa ao legislativo, o parlamentar defende os colegas. "A maioria tentou faltar o menos possível".

 

Importantes – Entre os projetos de maior impacto que a Assembleia vota ainda este ano, está o orçamento que o próximo governador vai aplicar. O projeto enviado prevê R$ 15 bilhões, um aumento de 3% em relação ao deste ano.

À espera - Outra proposta de impacto que aguarda avaliação dos deputados é a que muda os valores para a cobrança de taxas cartorárias. O assunto está sendo discutido há meses, mas foi adiado para depois outubro e agora também deve ficar para depois da eleição. 

Melhor evitar - Cotada para assumir a presidência do Senado em um eventual governo Jair Bolsonaro, a senadora Simone Tebet não passou perto da reunião que foi feita na sala da casa dela, nesta semana, quando parte do MDB, incluindo o marido dela, deputado estadual Eduardo Rocha, manifestou apoio a Reinaldo Azambuja. Simone preferiu seguir a orientação da legenda, de defender o voto Odilon de Oliveira (PDT).

Nem sabia – Ao comentar sobre o encontro, Simone disse que soube da reunião, mas como já havia deliberação da legenda, preferiu não ir até a sala onde prefeitos e o marido manifestaram a adesão à candidatura de Reinaldo Azambuja no segundo turno. A senadora, conforme apurou a coluna, ficou no andar de cima do apartamento, e chegou a ser cumprimentada por participantes da reunião, mas não desceu.

Nem aí – Cena flagrada por um colaborador da coluna nesta semana revela bem como tem campo-grandense desligado das regras de trânsito e acostumado à pouca fiscalização. No semáforo no cruzamento entre as ruas Barão do Rio Branco e Bahia, um motociclista andava com a viseira do capacete erguida bem em frente Batalhão de Trânsito da Polícia Militar.

Bronca dupla –  Além da viseira usada do jeito errado, o motociclista ainda estava olhando o celular. Foi avisado por um policial para que acertasse o capacete e guardasse o celular, que tem sido cada vez mais motivo de acidentes.

Proposta - O vereador Valdir Gomes (PP) quer que as meninas recebam, ainda na escola, orientação sobre como funciona a Lei Maria da Penha, de combate à violência doméstica. Proposta dele prevendo esse tipo de conteúdo na rede municipal começou a tramitar na Câmara de Vereadores.

(Com Leonardo Rocha e Mayara Bueno)

 

Preso usa marmita para escapar da polícia
MacGyver – Na sexta-feira passada, o detento Thiago Miranda dos Santos Ferreira, de 19 anos, conseguiu abrir as algemas e escapar, na porta do Presíd...
Marília Mendonça, rainha da sofrência e da "fofura"
Gente boa – Marília Mendonça não é famosa só por sua voz e pelo sucesso tão jovem. É querida pelas fãs por ser despachada e, ao mesmo tempo, simpátic...
Reajuste colocaria folha dos servidores em risco
Reflexo – Há uma séria preocupação dentro da prefeitura de Campo Grande com um aumento no salário do prefeito. É em relação ao que significaria o rea...
Ficha de Gabrielly aponta muitas idas à emergência
Ficha médica – Em seus 10 anos de vida, a menina Gabrielly, que morreu na semana passada, sete dias após envolver-se em uma briga com uma colega de e...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions