ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MARÇO, SEXTA  20    CAMPO GRANDE 21º

Jogo Aberto

Deputado levanta bola de esposa que investiu no futebol

Por Ângela Kempfer e Mylena Fraiha | 20/03/2026 06:00
Deputado levanta bola de esposa que investiu no futebol
Torcida durante jogo do Bataguassu na noite de quarta-feira (Foto: Reprodução)

É gol - Futebol entrou em campo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, mas com tom mais político do que esportivo. O deputado Pedro Caravina (PSDB) usou a tribuna para celebrar a vitória da Associação Atlética Bataguassu, que venceu de 4 a 0 e garantiu vaga na final do Estadual contra o Operário Futebol Clube.

Minha esposa - O discurso veio com um tempero caseiro. Caravina destacou o envolvimento da prefeita Vanderleia Caravina, sua esposa, que colocou telão em praça pública para a população acompanhar o jogo. O clube tem apenas dois anos de existência e conta com investimento público.

Mulherada - Na sequência, a deputada Gleice Jane, do PT, pegou a bola quicando e levou o debate para as aldeias indígenas, defendendo incentivo ao futebol, especialmente o feminino. Segundo ela, já existem mais de 16 times femininos em comunidades indígenas, "cheia de talentos".

De olho na vaga - O vereador Jamal Mohamed Salem, o Dr. Jamal (MDB), passou a defender publicamente que o partido fique com a 1ª suplência na possível chapa ao Senado de Reinaldo Azambuja. Segundo ele, o pedido faz parte da lógica das articulações, já que o MDB não terá candidatura própria ao governo, à vice ou ao Senado. Jamal afirma que colocou “o nome à disposição”, mas reconhece que não houve convite formal por parte de Reinaldo e que seu nome não foi definido como suplente dentro da sigla.

Articulação em curso - Presidente municipal do MDB, Jamal diz que a proposta ainda está sendo construída internamente e que tem conversado com lideranças do partido, com recepção inicial positiva por parte do ex-governador André Puccinelli (MDB). Ele admite, porém, que o tema não foi formalizado e que as negociações devem avançar apenas até o período das convenções, entre junho e julho.

Mudança de partido - O deputado estadual Lídio Lopes, atualmente sem partido, deve se filiar ao Avante e assumir a presidência do diretório municipal, segundo o vereador Wilson Lands (Avante). A data de filiação ainda não foi confirmada, mas, com a chegada de Lídio, a sigla já projeta dois nomes para a disputa estadual: o próprio deputado e o vereador Wilton Celestino Candelório, o Leinha (Avante). Já Wilson Lands deve sair candidato a deputado federal pelo partido.

Prazo dado - O presidente da Câmara Municipal, vereador Epaminondas Neto, o Papy (PSDB), afirmou que o secretário de Saúde, Marcelo Vilela, pediu à Casa prazo até julho para apresentar informações sobre a rede municipal de saúde que possam evitar a CPI da Saúde. Segundo ele, a data foi anunciada em audiência pública e acabou sendo aceita até por vereadores da oposição.

Pressão mantida - Apesar do prazo, Papy reforça que a abertura da CPI independe do Executivo e ocorrerá se houver dez assinaturas; até agora, são cinco. Ele diz que a comissão não tem caráter de confronto, mas de esclarecimento, e que pode ser evitada caso haja melhora no atendimento e no abastecimento de medicamentos. “Se isso for resolvido, não vejo problema em recuar da CPI. Caso contrário, não vejo outra saída a não ser uma CPI”, afirma Papy.

Tucana fiel - Depois de uma reunião com o ex-governador Reinaldo Azambuja (PL), na tarde desta quarta-feira (18), a deputada Lia Nogueira (PSDB) decidiu permanecer no ninho tucano sul-mato-grossense. Ao Campo Grande News, a parlamentar afirmou que esse era seu desejo desde a abertura da janela partidária, mas precisava da certeza da construção de uma chapa competitiva.

É golpe - A vereadora Luiza Ribeiro (PT) alertou nesta semana que criminosos estão utilizando um número falso para se passar por ela e entrar em contato com moradores. Segundo a parlamentar, o telefone não pertence a ela e qualquer mensagem ou ligação deve ser desconsiderada.