ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  05    CAMPO GRANDE 23º

Jogo Aberto

"Dia" útil diferente deixa estagiários do TJ revoltados

Por Danielly Escher e Caroline Maldonado | 16/01/2024 06:00
Fachada do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. (Foto: Arquivo)
Fachada do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. (Foto: Arquivo)

Bravos - Estagiários do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul andam revoltados com a instabilidade no pagamento. Segundo eles, o combinado já 'saía caro', porque a ordem era pagar no 9º dia útil, prazo “absurdo”, na avaliação de grupo que entrou em contato com o Campo Grande News. Além da data bem distante dos demais servidores, os aprendizes garantem que a situação piorou porque até ontem (15) não havia previsão de pagamento.

Contagem diferente - Segundo o TJMS, não há qualquer atraso. O Tribunal alega que em janeiro a contagem de dias úteis começou no dia 8 de janeiro, data de retorno dos servidores do recesso do Judiciário. "Contratualmente não há atraso. O TJMS tem até o nono dia útil para fazer o repasse à terceirizada. O prazo começou a contar no dia 8 de janeiro. O TJ pagará no dia 16 e a empresa tem dois dias para repassar", justificou.

Já viu isso? - Em junho de 2023, quando a Prefeitura de Campo Grande abriu licitação para reformar o Parque Tarsila do Amaral, no Jardim Vida Nova, a  previsão era gastar até R$ 663,9 mil. Demorou, mas a obra sairá por valor menor que o previsto. Foi fechado contrato com a Empresa BML Produtos e Serviços Ltda ao custo de R$ 492,3 mil e a conclusão deve ser em seis meses após o início dos trabalhos. A reforma inclui o campo de futebol, a quadra de areia, a pista de skate e o complexo de piscinas.

Ainda em discussão - Ambientalistas, produtores rurais e especialistas participam do Fórum de Sustentabilidade Pontes Pantaneiras, em Campo Grande. As discussões começaram ontem e terminam nesta terça-feira (16). A nova Lei do Pantanal, sancionada em 15 de dezembro de 2023, está entre os assuntos discutidos no evento, com direito a sugestões e perguntas respondidas por representantes Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

Mês que vem - O secretário executivo de meio ambiente da Semadesc, Artur Falcette, lembrou que é um momento importante para colher subsídios visando a regulamentação da Lei, que começa a vigorar em fevereiro e "precisa de normativas detalhando sua aplicabilidade em vários artigos, incluindo a implantação do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais que o Governo do Estado pretende desenvolver no Pantanal.

Conecta Comunidade - Desde que foi criada, em 2021, a Suasc (Subsecretaria de Articulação Social e Comunitário) tem um WhatsApp (67 2020-1203) só para atender demandas dos bairros. Apesar de três anos em funcionamento, o canal ainda é pouco conhecido segundo o subsecretário Francisco Teles, o "Chiquinho". Aonde vai, ele pede que as pessoas divulguem e garante agilizar a solução de problemas como tapa-buracos, sinalização, limpeza de rua e por aí vai.

Marcando presença - O deputado federal Luiz Ovando (PP), que não é muito de acompanhar agendas da prefeitura da Capital, apareceu em entrega de veículos na segunda-feira (15) e aproveitou para deixar bem registrada a admiração pela prefeita Adriane Lopes (PP).

Elogios sem fim - Para falar da competência e responsabilidade da prefeita com a Capital, antes, pediu licença ao esposo dela, deputado estadual Lídio Lopes (Patriota), e disse que a prefeita é "bonita e charmosa". O deputado falou por cerca de cinco minutos, mais que a média das demais autoridades, sem deixar de citar, é claro, a senadora Tereza Cristina (PP). Religiosamente, aonde um progressista vai em Mato Grosso do Sul, leva o nome dela.

Diversidade - A Suzano, empresa do ramo de celulose, anunciou três oportunidades de emprego para Ribas do Rio Pardo, distante 98 km de Campo Grande. E fez questão de frisar logo no início de texto encaminhado às redações que as inscrições estão abertas para todas as pessoas interessadas, sem distinção de gênero, origem, etnia, deficiência ou orientação sexual.

Só pra reforçar - O aviso à prova de preconceito está bem claro na legislação brasileira. Então cabe às empresas respeitarem mesmo. E a lista contra a discriminação vai além. Inclui também estado civil, situação familiar, reabilitação profissional, idade, religião, opinião política, ascendência nacional ou origem social, geração, aparência física, dentre outros.

Nos siga no Google Notícias