ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Jogo Aberto

Disputa salutar

Jogo Aberto | 29/12/2011 07:00

Encontro casual

Depois de assegurar em entrevista ao Campo Grande News que não teria dificuldade alguma em conversar com petistas, incluindo potenciais adversários, como o ex-governador Zeca do PT, com quem já conversou ‘algumas’ vezes, o governador André Puccinelli (PMDB) foi ontem ao gabinete do senador Delcídio do Amaral (PT), para saber do resultado da peregrinação que os congressistas de Mato Grosso do Sul fizeram na Esplanada dos Ministérios.

Pegou o jeito

O ritmo intenso dos congressistas em Brasília, para evitar a fuga e prescrição de recursos programados por falta de empenho, se repete ano a ano, estabelecendo até uma disputa salutar entre deputados e senadores na defesa de suas emendas, indicações e resgate de compromissos com a base eleitoral no Estado.

O que ninguém esperava é que o debutante Edson Giroto (PMDB-MS) pudesse ultrapassar veteranos na corrida pelos ministérios.

Sempre alerta

O governador André Puccinelli interage com toda a bancada, mas não se contenta e quer participar de toda interlocução com o Governo Federal, seja pelos canais petistas, seja por meio do vice-presidente Michel Temer. Para André, muitos projetos acabam parando nas estruturas da burocracia e só pegam no tranco.

Ponte aérea

O prefeito Nelsinho Trad (PMDB) também decolou para Brasília na terça-feira e só retornou ontem à noite, acompanhando de perto a garimpagem de recursos federais.

Nelsinho deve entregar até sábado uma obra que tirou seu sono em muitas noites de chuva. O oitavo piscinão de contenção de enchente na região do shopping pode suportar 80mm de água por período de chuva intensa.

Especiarias pantaneiras

Na lista de empenhos e liberações garantidos no rapa geral da bancada de Mato Grosso do Sul, está depósito de R$ 120 mil (o equivalente a quatro carros populares) na conta bancária da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul para impressão do Guia Gastronômico do Estado. O dinheiro foi assegurado pelo deputado Geraldo Resende (PMDB) junto ao Ministério do Esporte.

Níver

Na boca do reveillon, nesta sexta-feira tem festa no Yotedy para comemorar aniversário do secretário de Governo Osmar Domingues Jerônymo, um dos mais logevos integrantes da equipe do governador André Puccinelli e cotado para vaga de conselheiro do Tribunal de Contas.

DNA

E por falar na equipe, o perfil público do secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, no site oficial do governo aponta que a indicação para ele integrar o governo de André Puccinelli foi feita pela bancada federal. Até então tinha-se a informação que o convite fora pessoal. Jacini, segundo André, integra o time de secretários 'profissionais'.

Estranheza

Depois de vários indicadores apontando condições propícias em Mato Grosso do Sul para investimentos, foi divulgado pela revista inglesa The Economist estudo que põe MS num cenário pessimista.

A questão tributária, que não é um problema específico do Estado, pesou como quesito avaliado, mas mesmo com o pior desempenho na infra-estrutura e logística de transporte, Mato Grosso do Sul ficou com nota acima da média nacional.

Gargalo

A infraestrutura foi o ponto que o governador André Puccinelli elegeu como seu calcanhar de Aquiles ao ser perguntado qual a obra que gostaria de executar e ainda não pôde ver concluída. Para o governador, o desafio é maior porque há muitas regiões potencialmente produtivas sem estradas. Mas comemora a expectativa de ao menos 70% das necessidades do Estado atendidas até 2014.

Mesmo objetivo

A opinião do governador sobre pesca predatória diverge da tese do deputado Paulo Duarte (PT), que aponta a perspectiva de reciclar os pescadores profissionais tornando-os guias e assistentes eco turísticos, apontando os riscos da pesca predatória.

André Puccinelli argumenta com estudo científico sobre o ciclo dos ecossistemas, mas vê risco na falta de consciência. Os dois, no entanto, concordam em um ponto. É preciso preservar, a escolha dos meios para chegar ao objetivo é que difere.

Nos siga no Google Notícias