ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Jogo Aberto

Eleição de 2020 será “prova de sobrevivência” a partidos

Humberto Marques | 11/09/2019 06:00
Sérgio de Paula prevê dificuldades financeiras para candidaturas proporcionais. (Foto: Thiago Mendes)
Sérgio de Paula prevê dificuldades financeiras para candidaturas proporcionais. (Foto: Thiago Mendes)

Seleção natural – Presidente regional tucano, Sérgio de Paula, acredita que as eleições de 2020 serão um aprendizado coletivo para os partidos no Estado, que estarão impedidos de realizar as gigantescas coligações proporcionais – o alinhamento de dezenas ou centenas de candidatos a vereador em torno do concorrente a prefeito. Ao final do processo, ele aposta que, no máximo, sete partidos conseguirão “sobreviver”.

Fortificante – O raciocínio é balizado em uma questão simples, observada em campanhas anteriores: médios e pequenos partidos costumavam buscar um grande nome a prefeito para ajudar a custear as campanhas. Sem coligação oficial, e com muitos partidos recebendo valores minguados dos fundos partidário e eleitoral, as candidaturas a vereador tendem a desidratar.

Cabeça e corpo – No meio político, aliás, há a aposta em dois fenômenos semelhantes país afora: chapas de vereador sem um candidato a prefeito e concorrentes aos Executivos municipais que não terão apoio oficial de aspirantes ao Legislativo – neste caso, capitalizando vários apoios informais.

À mesa – A “cisma” na bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, decorrente das posições contrárias ao projeto do Executivo que alterou a remuneração e forma de contratação dos professores temporários, já é passado. Sérgio de Paula afirma que as arestas foram aparadas em jantar com a cúpula tucana. “Roupa suja a gente lava em casa”, sintetizou.

Liberou – O PSDB decidiu ficar fora da eleição extraordinária em Miranda para não confrontar aliados. O presidente regional explicou que foram feitas reuniões com cinco aliados tucanos na expectativa de caminharem juntos. Porém, como o grupo rachou entre as candidaturas do Patriota e do DEM, os peessedebistas optaram por não confrontar os parceiros.

Magrinha – Presa durante a Operação Trunk, Elaynne Cristina Dantas de Farias não conseguiu a revogação de prisão na Justiça Federal. Seus advogados haviam alegado perda excessiva de peso, porque a cliente não conseguia se adaptar a comida do presídio.

Balança contra – Os planos foram frustrados porque existe laudo que mostra o contrário, isto é, que Elaynne engordou depois de presa. Ela havia passado por cirurgia bariátrica antes de ser presa em Ponta Porã durante a operação que teve como alvo contrabando de cigarros.

Guardião – Os deputados estaduais aprovaram mais uma honraria na Assembleia Legislativa. Desta vez, criaram o diploma “O Homem Pantaneiro, o Guardião do Bioma”, que vai homenagear profissionais, pessoas ou entidades que tenham prestado relevantes serviços ao Pantanal Sul-Mato-Grossense.

Tatame – Também entra no calendário mais uma data que passa a ser oficial Estado: o Dia Estadual do Jiu-Jitsu. Mais forte que o futebol local –o que não é muito difícil por aqui–, o esporte será comemorado no dia 1º de outubro com a realização de seminários, aulas, palestras, concursos e a distribuição de cartazes para a divulgação do esporte.

Objetivo – Com mais dois frigoríficos habilitados a exportar carne bovina para a China, totalizando 31 plantas com status de vendedoras para o mercado externo, Mato Grosso do Sul trabalha para obter a mesma aprovação para indústrias de frango. Segundo o secretário Jaime Verruck, uma autorização de comercialização para a China seria capaz de ampliar em 40 mil aves o abate diário só de uma unidade da BRF em Dourados.

Nos siga no Google Notícias