ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Jogo Aberto

Emoção na posse da mesa diretora da Câmara

Ângela Kempfer, Aline dos Santos, Anahi Zurutuza | 02/01/2019 06:00

Ausência de Rose – A emoção tomou conta da posse da mesa diretora da Câmara Municipal quando foi lembrada a ausência de Rosemary Costa Rocha. Esposa de João Rocha, presidente da Casa de Leis, ela morreu em maio de 2018, após 10 anos de luta contra o câncer.

Primeira fila - Primeiro, o prefeito Marquinhos Trad citou que a professora Rose ficava sentada na primeira fila, aplaudindo o marido. “Ela vai sempre estar na memória”. Na sequência, João Rocha foi às lágrimas ao falar da esposa e mencionou que convidou a primeira-dama Tatiana Trad para a foto oficial para um necessário “perfume de mulher”.

Rojão – O prefeito Marquinhos Trad vai anunciar até o dia 4 a decisão sobre o reajuste dos vereadores e cobra que esclarecimento seja feito à população. Segundo ele, os aumentos normalmente eram apresentados por projeto de resolução, sem passar pelo prefeito. Agora, por recomendação do Ministério Público, surgem como projeto de lei, com necessidade do posicionamento do chefe do Poder Executivo.

Decisão indigesta- “O Ministério Público disse o seguinte: se vocês recebem dinheiro do Executivo, não é justo vocês mexerem no dinheiro do Executivo sem ouvir o Executivo”. E frisa: “A lei orgânica não manda passar por mim”. Agora, o prefeito tem três caminhos: sancionar, vetar ou silenciar. Contudo, a Câmara tem poder de derrubar a decisão se for contrária ao reajuste.

Que fase - De empresária, a primeira-dama, candidata derrotada nas últimas eleições e por fim, vendedora de cosméticos. Andrea Olarte tem buscado clientes em grupo de WhatsApp, oferecendo produtos estéticos à mulherada. 

Vizinhos - A proximidade entre o presidente Jair Bolsonaro e a sul-mato-grossense Tereza Cristina não é de hoje. Os dois já foram vizinhos. Antes de se mudar para a Granja do Torto, Bolsonaro morou com o filho em um apartamento funcional na Asa Norte, em Brasília, e dois andares abaixo vivia a então deputada Tereza Cristina, hoje ministra da Agricultura.

Poucos mas milhões - Agora, o partido do governador Reinaldo Azambuja, o PSDB, vai responder por 29% da população brasileira. Com a posse também de João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS), os tucanos vão governar 59,6 milhões de brasileiros.

Fé renovada - O arcebispo de Campo Grande acompanhou a solenidade de posse do governador Reinaldo Azambuja, ontem, na Assembleia Legislativa, ao lado dos filhos do governador. Reinaldo e família são católicos do tipo praticantes.

Controle remoto - No último dia na presidência, Temer também publicou portaria que amplia para 40% a carga horária a distância de cursos presenciais de ensino superior. É o dobro do que ocorria até agora. Se alunos de instituições como a Uniderp já reclamavam da falta de aulas presenciais, imagine agora.  

Otimista - Relator da LOA (Lei Orçamentária Anual) no Congresso, o senador Waldemir Moka (MDB) parece otimista com as reformas de Jair Bolsonar. Sobre a previsão de valores para pastas que devem ser aglutinadas, ele avaliou que não haverá prejuízos a qualquer área. “Ele (governo) tem condição de remanejar e transferir”, comentou.

 

Nos siga no Google Notícias