A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 21 de Maio de 2018


  • Jogo Aberto
  • Jogo Aberto

    jogoaberto@campograndenews.com.br


06/01/2016 06:00

Entrega de kits escolares vira ponto positivo para Reinaldo

Waldemar Gonçalves

Adiantado – O governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), parece que gostou mesmo de estar entre os gestores com mais promessas cumpridas no Brasil. A entrega de kits escolares aos alunos da rede estadual, iniciada na terça-feira (5) com previsão de terminar antes do início do ano letivo, resulta de mais um compromisso feito pelo tucano ainda durante a campanha eleitoral de 2014, como destacou na ocasião a secretária estadual de Educação, Maria Cecília Amêndola da Motta.

Integral – E tem mais por vir. Outra meta do governo é levar ao interior o sistema de turno integral de ensino nas escolas estaduais. Uma didática moderna, segundo a secretária, ao comentar que planejamento neste sentido está em fase de elaboração. Para quando? Ainda não se sabe ao certo, diz ela. “Como ele tem mostrado que sempre cumpre o que promete, acreditamos que seja o quanto antes”, reverenciou a chefe da SED.

À prova – Está prevista para o próximo dia 14 de janeiro a acareação entre José Carlos Bumlai e o lobista Fernando Baiano. Eles divergem sobre o envolvimento do ex-ministro Antonio Palocci em assuntos investigados pela Operação Lava Jato. Baiano também diz que passou dinheiro a Bumlai para bancar gastos de uma nora de Lula. Bumlai nega.

Informais – A assessoria de imprensa da Prefeitura de Campo Grande contestou que o encontro entre o presidente da Câmara Municipal, João Rocha (PSDB), e o prefeito, Alcides Bernal (PP), tenha sido marcado pela fria ausência de aperto de mãos. Segundo a fonte oficial, ambos ficaram por determinado tempo a sós conversando no gabinete, quando falaram até de amenidades e se abraçaram. Diante da imprensa, como informou a coluna na terça-feira (5), no entanto, não houve tamanha cordialidade.

Líder? – Questionado se a falta de um líder na Câmara Municipal não poderá prejudicar a tramitação de projetos de autoria do Executivo na casa, Bernal disse não se preocupar com isso e respondeu: “estou tranquilo com relação aos projetos na Câmara”.

Agenfa – O governo de Mato Grosso do Sul fechará algumas Agências Fazendárias no interior do Estado. As localidades onde as Agenfas serão fechadas ainda não foram especificadas, mas um plano de reestruturação está em curso, inclusive prevendo o remanejamento de servidores.

Economia – O objetivo é um só: economizar. A possibilidade é de que municípios próximos, como Corumbá e Ladário ou Aquidauana e Anastácio, passem a dividir a mesma praça de recolhimento de tributos.

Divergente – Divergências entre a realidade e o boleto do IPTU estão dando dor de cabeça a contribuientes e à Prefeitura de Campo Grande. São pelo menos 2 mil reclamações até agora. Caso de gente com casa sem reboco em rua de terra que, no carnê, consta como dona de imóvel terminado e em via asfaltada, por exemplo.

Polêmica – O caso do garoto de 16 anos apreendido por ter estuprado a avó, de 80, criou discussão no mínimo polêmica entre policiais. Alguns, por exemplo, se mostraram indignados e impotentes diante da forma como a lei atual enquadra a situação, protegendo excessivamente o infrator, na visão deles.

Feriados – O calendário de feriados e pontos facultativos de 2016 divulgado pelo Ministério do Planejamento causará perdas de R$ 54,6 bilhões na indústria, segundo levantamento divulgado pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro). Ainda assim, menor que em 2015, quando o prejuízo apurado chegou a R$ 59,9 bilhões, conforme divulgado pela Agência Brasil.

(colaboraram Antonio Marques, Priscilla Peres, Michel Faustino e Flávio Paes)

PMs presos têm “festival de ações”
Conhecidos da justiça - Entre as duas dezenas de policiais militares de Mato Grosso do Sul presos esta semana por suspeita de facilitar a vida dos co...
O entrave no cadastro de pedófilos
Entrave burocrático – Autor do projeto de lei que criou o cadastro de pedófilos em Mato Grosso do Sul, o ex-deputado estadual Carlos Alberto David, d...
Assembleia agora tem 8 "independentes"
Mais uma – Depois de votar com o governo por três anos e meio, a deputada estadual Grazielle Machado(PSD) anunciou que agora será “independente”, ass...
Quórum é motivo de "gracinha" na Assembleia
Presentes! Depois de três episódios neste ano de falta de quórum para votar projetos, o tema virou até motivo de puxada de orelha em tom de brincadei...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions