ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Jogo Aberto

Flexibilização

Jogo Aberto | 12/12/2011 07:00

Duro na queda

Amanhã o governador André Puccinelli põe na mesa a posição definitiva do governo sobre o impasse nas relações com o sindicato que representa os médicos veterinários da Iagro. O governo aponta prejuízos ao Estado e os servidores cobram aplicação de plano de cargos e aumento salarial. Deputados ainda tentam nesta segunda-feira distensionar o clima.

Moagem

Enquanto o cenário de 2012 mostra os personagens de uma disputa com vencedor já definido, nos bastidores do PMDB as projeções são de acirramento na pré-seleção para 2014. O governador André Puccinelli administra a preparação de Simone Tebet e Nelsinho Trad, hoje os mais potentes, política e eleitoralmente.

Fim da mamata

O governador André Puccinelli apressou a máquina burocrática para a relotação do ex-deputado Amarildo Cruz e o ex-superintendente do Ibama, David Lourenço, em cargos que se mantêm licenciados/cedidos.

Banho-Maria

Ainda não avançou a nomeação do novo superintendente estadual do Ibama. Até articulação em contrário, Amarildo Cruz é o indicado da bancada federal. O PMDB diz manter eqüidistância.

Frustração, nem tanto

Depois do test drive no asfalto novo da Afonso Pena, pilotando seu Uno vermelho sangue, o governador André Puccinelli comentou que neste ano alcançou todos seus objetivos, incluindo a reforma da lendária avenida. Quanto à meta não atingida, apontou a dívida de R$ 6 bi do Estado com a União. O consolo é que essa não é uma batalha solitária.

Mais flagra

Leitores do Campo Grande News seguem enviando flagrantes de veículos oficiais em situações nada exemplares, como estacionar em calçada, sobre a faixa de pedestre e avançando sinal fechado, manobras que são permitidas apenas a veículos da polícia, bombeiros e órgãos de segurança.

Receitas e fatias

Independentemente do resultado do plebiscito no Pará, fica a tese de que a criação de novos estados implica em diminuição da fatia dos demais no bolo do FPE (Fundo de Participação dos Estados). Em compensação, incrementaria a receita do fundo com melhor gestão fiscal nas novas unidades. No frigir dos ovos, não haveria prejuízo à União e perda pequena aos estados..

O que não se vislumbra é uma solução para o critério de divisão do bolo. Mato Grosso do Sul, por exemplo, tem fatia de 1.392%. Para o governador André Puccinelli, o justo seria 2,71%, cerca de R$ 100 milhões.

Do Sul

A colunista Mônica Bergamo, em matéria de entrevista com Tetê Espíndola, na Folha de S. Paulo, coloca Campo Grande no lugar de Cuiabá.

“Foi a chegada de Tetê a São Paulo. Ainda assustada com a possibilidade de gravar o disco, convenceu os irmãos a também trocarem Campo Grande (MT), onde nasceram, pela cidade em que tudo poderia acontecer. Eles vieram, mas o grupo não foi pra frente. "Era todo mundo muito puro, bicho do mato. Só as mulheres aguentaram o tranco de ficar. Eu e Alzira estamos aqui até hoje.", escreveu Mônica Bergamo.

Calendário

Após a difícil aprovação do Código Florestal, o texto agora entra na fase da burocracia regulatória, o que leva a prever que poderá entrar em vigor só daqui a cinco anos.

Governo terá um ano para criar o Cadastro Rural Ambiental (CRA), período que pode ser prorrogado em mais um ano. Depois de desenvolvido o CRA, o agricultor terá mais um ano para se inscrever no cadastro, período que também pode ser prorrogado em mais um ano.

Calendário 2

O rosário da regulamentação não termina por aí. Feita a adesão por parte do produtor, o estado terá que analisar cada inscrição para posteriormente chamar os agricultores para assinar o compromisso, o que pode levar mais um ano.

Antes disso, no entanto, haverá a regulamentação do projeto na forma de lei. Essa etapa passa pela burocracia estatal, que é a mais paquidérmica.

Nos siga no Google Notícias