ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 31º

Jogo Aberto

Homicídios terá novas tarefas sem ganhar mais policiais

Por Anahi Zurutuza e Gabriela Couto | 09/04/2024 06:00
Peritos e policiais no local de execução no dia 29 de dezembro do ano passado (Foto: Osmar Daniel/Arquivo)
Peritos e policiais no local de execução no dia 29 de dezembro do ano passado (Foto: Osmar Daniel/Arquivo)

Manda mais – Menos de um ano depois de transformar a DEH (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Homicídio) em DHPP (Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa) e dar novas atribuições à unidade que funciona em Campo Grande, a equipe responsável por investigar assassinatos e desaparecimentos ganhará mais tarefas. É que uma semana depois do delegado-geral, Roberto Gurgel, anunciar que concentraria inquéritos sobre execuções ocorridas na Capital com a Homicídios, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) recomendou que todas as investigações de crimes sem suspeito sejam enviadas à DHPP.

Cada um no seu quadrado – Em junho do ano passado, decreto que criou a “nova” Homicídios causou confusão porque incluía na lista de atribuições da unidade os assassinatos “de gênero”, termo usado como sinônimo para feminicídios. Acontece que na Capital, a Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) investiga homicídios em contexto de violência doméstica. Na prática, nada mudou, e a recomendação do MP também aponta os crimes contra a mulher como exceções.

Lista de tarefas – Hoje, a Homicídios tem a responsabilidade de investigar todos os assassinatos ocorridos nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, desde que seja determinação da Delegacia-Geral, e ainda os crimes de ódio – ou seja, motivados por convicções ideológicas divergentes, intolerância com a orientação sexual, religião, raça, cultura ou etnia da vítima, ocorridos na Capital.

Estrutura – A equipe – dois delegados, quatro escrivães e oito investigadores – é ainda responsável por apurar todos os desaparecimentos registrados em Campo Grande, e são cerca de 3 novos casos por dia. O grupo de policiais não recebeu reforços no ano passado quando ganhou mais responsabilidades. À época, a Polícia Civil informou, por meio da assessoria de imprensa, que “não houve reforço na estrutura ou no efetivo”. Na semana passada, em conversa com Campo Grande News, o delegado-geral não informou se aumentaria a estrutura da unidade e ontem, novamente em entrevista, afirmou que não quer “sufocar” a especializada, mas não falou em ampliação do quadro.

Números – A coluna apurou, porém, que entre agosto de 2023 e março deste ano, por exemplo, houve 58 assassinatos na Capital. Excluindo os feminicídios e oito deles cuja autoria era conhecida logo no início, seguindo a lógica recomendada pelo MPMS e que a DGPC já anunciou que adotará, neste intervalo de 6 meses, 50 investigações ficariam com a DHPP – são mais de seis casos para cada investigador –, sem contar os inquéritos de tentativas de assassinatos e os sumiços.

Homenagem – O Poder Judiciário apresentou projeto de lei para homenagear o desembargador José Benedicto de Figueiredo, ao dar o nome dele a sala do Tribunal do Júri do Fórum da comarca de Paranaíba. Ele atuou como promotor de justiça na cidade. O homenageado foi nomeado para exercer o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça na vaga reservada ao Ministério Público, com posse em 2 de agosto de 1990 e se aposentou em 30 de setembro de 2003, tendo falecido em 5 de junho de 2013.

Homenagem 2 – Outra proposta visa denominar o prédio do Fórum da comarca de São Gabriel do Oeste com o nome de Juiz Ricardo Galbiati. A proposta busca homenagear o magistrado, Ricardo César Carvalheiro Galbiati, in memoriam, em razão de sua judicatura naquela comarca.

Tal pai, tal filha – Helio Peluffo deixou o comando da Prefeitura de Ponta Porã para ser secretário de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso do Sul, mas tem agora na gestão do sucessor, Eduardo Campos, além de aliados, pessoa “de dentro de casa”. A filha dele, Marcela Paluffo, assumiu no dia 5 de abril a Secretaria Municipal de Saúde. O pai foi à cidade da fronteira para prestigiar a posse da primogênita, farmacêutica por formação.

Mais mudanças – O prefeito de Ponta Porã também terá novos secretários na Segurança Pública, Candinho Gabínio, e Habitação, Luciana Chaves. As vagas surgiram em razão dos desligamentos dos até então chefes das pastas que disputarão as eleições neste ano.

Malas prontas – O diretor-presidente do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), Rudel Trindade, já pode começar a preparar as malas, porque a viagem dele para a Estônia foi autorizada pelo governador Eduardo Riedel (PSDB). O chefe do Detran-MS passará seis dias no país do norte da Europa para participar de evento sobre tecnologia, “e-Governance Conference 2024”.

Nos siga no Google Notícias