ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, TERÇA  29    CAMPO GRANDE 22º

Jogo Aberto

Liga Lula, pede Tereza Cristina na negociação de tarifaço

Por Maristela Brunetto e Ketlen Gomes | 29/07/2025 06:00
Liga Lula, pede Tereza Cristina na negociação de tarifaço
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e senadora Tereza Cristina (PP) (Fotos: Divulgação)

Liga, Lula – Em missão oficial nos Estados Unidos para tratar das tarifas impostas pelo governo norte-americano ao Brasil, a senadora Tereza Cristina (PP) criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por ainda não ter feito contato com Donald Trump. Nas redes sociais, a parlamentar afirmou que o “Senado está agindo diplomaticamente para reconstruir pontes entre Brasil e Estados Unidos”. Tereza destacou que “já passou da hora” de Lula telefonar para Trump e tentar uma reaproximação com o líder norte-americano. “Acreditamos que nenhuma ideologia pode falar mais alto que o bom senso”, escreveu.

Fazendo as pazes - O ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB) diz que tem tido conversas “sérias” com antigos desafetos políticos, incluindo o deputado estadual João Henrique Catan (PL), conhecido por sua postura de oposição ferrenha ao atual governo estadual. A aproximação faz parte da articulação para a saída de Reinaldo rumo ao PL. O ex-governador já deixou claro que só adere ao partido se o grupo se comprometer com a reeleição de Eduardo Riedel.

Mulher que vira onça - A senadora sul-mato-grossense Soraya Thronicke (Podemos) será homenageada como enredo da escola de samba Igrejinha no Carnaval de Campo Grande em 2026, curiosamente em pleno ano eleitoral. O anúncio foi feito pela própria agremiação, a maior campeã do carnaval da Capital, com 24 títulos. A escolha tem relação direta com a visibilidade que a parlamentar ganhou em nível nacional, especialmente após o debate presidencial de 2022, quando afirmou que “vira onça” ao ser provocada, a frase acabou se tornando símbolo da parlamentar.

Meio milhão - O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) contratou a empresa Rezende & Diniz Neto, conhecida como Gráfica Espaço, para instalar um novo sistema de comunicação visual voltado a pessoas com deficiência visual no Fórum Heitor Medeiros, em Campo Grande. O valor do contrato é de R$ 515.747,00 e a execução deve ocorrer até o fim de 2025.

Pela lei - O serviço inclui a instalação de sinalização vertical com recursos táteis e possivelmente sonoros, como placas em braile e orientações de acessibilidade, para facilitar a circulação de pessoas com baixa visão no prédio público. A empresa contratada atua há mais de 25 anos em Campo Grande e já prestou outros serviços ao Judiciário sul-mato-grossense. O contrato foi assinado no dia 22 de julho.

Golpe ou culpa - Empresário que diz ter sido vítima de um golpe envolvendo a troca de fazendas entre Corumbá e São Paulo, agora aparece ligado à Operação Última Ratio, que investiga uma venda de sentenças no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. A operação apura negócios rurais que somam cerca de R$ 15 milhões.

Devolvam - Ele diz que trocou suas propriedades por outras que estavam comprometidas com multas ambientais, embargos e dívidas ocultas, fatos supostamente omitidos pelos envolvidos. Agora o Ministério Público Estadual pede que os imóveis sejam devolvidos. A Justiça negou o pedido da defesa para suspender o processo e marcou audiência para o dia 29 de setembro

Encontro das gigantes - Três Lagoas se prepara para receber, de 19 a 21 de agosto, o Show Florestal 2025, com foco no setor florestal de Mato Grosso do Sul. Aproveitando o evento, a Reflore/MS promove o 7º Congresso Florestal MS, no Espaço SESI, reunindo autoridades, executivos e especialistas para discutir inovação, sustentabilidade e estratégias de manejo, integrado à programação oficial.

Megaempreendimentos - O congresso terá dois painéis centrais: um sobre os megaempreendimentos do setor no Estado, com a participação das fabricantes de celulose, e outro sobre o mercado de carbono e a produção de eucalipto, destacando o protagonismo das grandes empresas do setor no Estado.

Alta precisão - Com planos ambiciosos de expansão, a Ibra Megalab quer multiplicar por oito sua rede de franquias até 2028 e vê em Mato Grosso do Sul uma peça-chave para esse avanço. A empresa já atua no Estado, com unidade instalada em Naviraí. É especializada em serviços de diagnóstico agronômico de alta precisão e é referência no setor de análises de solo, planta, água, sementes, microbiologia e nutrição animal.